O uso de bancos de baterias possibilita armazenar a energia gerada em momentos de baixo consumo e utilizá-la em situações emergenciais ou planejadas, melhorando a estabilidade e eficiência do sistema de eletrificação da planta industrial.
Além disso, o sistema oferece maior segurança energética, evitando interrupções em linhas de produção ou equipamentos que não podem desligar nunca.
Esse conjunto de fatores possibilita um melhor controle sobre os custos operacionais, reduzindo a dependência da energia elétrica da distribuidora e aumentando a segurança energética do negócio.
+ segurança para operação produtiva
+ otimização de custos com energia
+ autonomia para nunca para de operar
+ estratégia para reduzir custos
Componentes dos sistemas BESS
- Fontes de geração de energiaUm sistema de armazenamento de energia pode operar em conjunto com fontes renováveis para armazenar energia sem comprometer a estabilidade devido a flutuações não planejadas na geração de energia elétrica.
- Sistema de gestão de bateria (BMS)Controla o estado de carga e descarga, monitora a temperatura e garante a operação segura e eficiente do sistema.
1. Módulos de bateria:
Estão formados por células individuais que armazenam energia, normalmente compostas por íons de lítio, com alta densidade de energia e um longo ciclo de vida.
2. Sistema de climatização:
Os sistemas de calefação, ventilação e refrigeração mantêm as baterias em uma temperatura ideal para evitar o superaquecimento e maximizar sua vida útil.
3. Sistema de extinção de incêndios:
Componente de segurança feito para reduzir e controlar o risco de incêndio.
4. Contêineres:
Os módulos de bateria estão conectados dentro de um armário que forma um rack. Esses racks são instalados dentro de um contêiner. - Sistema de conversão de energia (PCS)Dispositivos que convertem a corrente contínua armazenada nas baterias em corrente alternada para uso por parte da rede ou dos consumidores finais. 1. Sistema de climatização: calefação, ventilação e para evitar o superaquecimento. 2. Inversores: conversão de corrente contínua em corrente alternada. 3. Transformadores: redução da tensão de energia e isolamento elétrico. 4. Unidade de controle: gestão de carga e descarga das baterias.
- Sistema de gestão de energia (EMS)É o núcleo central do sistema, responsável por monitorar e gerenciar o fluxo de energia entre o equipamento e as baterias. Coordena o trabalho entre os diferentes BMS, PCS e outros componentes auxiliares.
- Rede Elétrica





Aplicações de sistemas BESS para indústriais
Backup: Opera de forma isolada da rede em falta de energia, momento em que a carga é abastecida pela bateria.
Benefícios: Soluciona a falta de energia em situações de falhas da rede, garantindo energia contínua.
Descarga agendada (time-of-use): Configuração ajustável no tempo, em que a energia armazenada é descarregada em momentos em que o custo de energia é mais caro, maximizando o aproveitamento da energia solar.
Benefícios: Otimiza o custo-benefício com flexibilidade em horários de pico e tarifação variável, reduzindo os custos energéticos ao agendar descargas em horários de tarifas mais altas e ajustando uso conforme economia.
Peak shaving: Em horários de demanda máxima devido a cargas pesadas, o sistema usa energia solar e baterias para aliviar a carga da rede.
Benefícios: Evita custos de excedente de demanda e multas associadas a esta ultrapassagem, garantindo eficiência e economia, bem como evitando custos extras ao reduzir a demanda máxima em horários críticos.
Load shifting: Prioriza o uso de solar e baterias para alimentar cargas diretamente, ajustando o consumo em horários específicos de maior vantagem, ou seja, quando a energia tem maior custo.
Benefícios: Permite “comprar” energia em tarifas mais baratas ativando as cargas e “vender” em horários vantajosos aplicando as baterias, otimizando o custo na utilização de energia pela planta fabril.
ALBA ENERGIA
Vantagens dos sistemas BESS
- Eficiência energética e otimização de recursos
Eficiência energética e otimização de recursos financeiros do negócio.
- Melhor gestão da demanda e proteção dos equipamentos
Melhora a gestão entre oferta e demanda, reduzindo sobrecargas aos maquinários e equipamentos da planta industrial.
- Fornecimento contínuo e estável de energia
Fornecimento contínuo de energia, minimizando oscilações, quedas de tensão e desequilíbrios de carga.
- Energia limpa e de qualidade para maquinários
Energização de equipamentos com energia limpa e de qualidade, evitando picos na rede elétrica e falhas em maquinários e equipamentos eletroeletrônicos.
- Uso estratégico de baterias e redução de custos operacionais
Uso estratégico da bateria para momentos de consumo que excedem a demanda contratada ou em horários de maior custo, reduzindo custos operacionais e perdas de produção.
- Menor impacto ambiental e apoio às metas ESG
Redução de emissões de gases provenientes de geradores a diesel e facilitação da transição para uma matriz energética mais limpa, contribuindo para metas ESG da companhia.
Conheça nossos projetos para o agronegócio
Fale conosco
Economia de até 99% na sua conta de luz e impacto positivo para todo mundo.

















