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Quando foi feito o primeiro carro elétrico?

O carro elétrico é bastante popular no Brasil, e seu uso pela população cresce a cada ano, mas você sabe qual foi o primeiro a surgir?

12/01/2024

Alba Energia Solar

O carro elétrico é uma tendência crescente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um aumento de 76% nas vendas de VE nos primeiros oito meses de 2023 comparado ao mesmo período em 2022. Com isso, é cada vez mais comum encontrar quem tenha um carro elétrico e aponte as diversas vantagens do seu uso. Mas você sabia que os carros elétricos existem há mais de 100 anos? Conheça mais sobre a história dessa tecnologia nesse artigo.

O início do processo de invenção do carro elétrico

Apesar de parecer uma invenção moderna, o carro elétrico teve origem há muitos anos. Inicialmente, após a invenção da máquina a vapor, no século XVII, foram desenvolvidas as ferrovias, que facilitaram muito a locomoção da população. Entretanto, até esse momento, as carruagens eram o principal meio de transporte, mas já não eram mais suficientes. 

 

Isso porque, no século XIX, já havia surgido a energia elétrica, e os engenheiros e cientistas da época sabiam que poderiam melhorar a situação da locomoção.

O primeiro carro elétrico 

O primeiro carro elétrico da história pode ser considerado o resultado de diversas pesquisas e testes, que culminaram no desenvolvimento do primeiro motor elétrico do mundo, em 1828, pelo engenheiro húngaro Ányos Jedlik. O motor foi acoplado a um modelo de carro, após alguns anos. Em 1834, o americano Thomas Davenport desenvolveu um modelo semelhante, que funcionou em uma pista circular alimentada por energia elétrica. 

Entretanto, o químico escocês Robert Anderson, ficou conhecido como o “pai do carro elétrico”, pois entre os anos de 1832 e 1839, desenvolveu um protótipo de um modelo semelhante aos carros tradicionais, alimentado por células elétricas. 

A partir disso, diversos modelos foram criados e testados ao longo dos anos, mas todos tinham a limitação de não ter uma bateria recarregável. Em 1859, Gastón Planté desenvolveu as baterias recarregáveis de chumbo-ácido, o que possibilitou a locomoção dos veículos, pois a energia poderia ser armazenada. 

Alguns anos depois, em 1888, Gustave Trouvé levou um triciclo acionado por um motor elétrico à Exposição Internacional de Eletricidade, em Paris. O triciclo foi um marco na história dos carros elétricos, pois contribuiu significativamente para o seu aperfeiçoamento.  No mesmo ano surgiu o Flocken Elektro Wagen, criado por Andreas Flocken, que foi considerado o primeiro carro elétrico da história. 

Leia também: Saiba como achar pontos de recarga para carros elétricos 

A estabilização do carro elétrico na sociedade

O desenvolvimento da bateria recarregável fez com que o carro elétrico se tornasse mais popular entre as pessoas, sendo muito usado por taxistas, por exemplo.

O carro elétrico era mais comum pela elite, visto que seu custo era alto. No entanto, suas vantagens são muito atrativas: silencioso, mais moderno, não emite gases ou odor, e é mais confortável para os ocupantes. Apesar das vantagens do carro elétrico, os veículos à combustão começaram a ganhar maior visibilidade entre a população. Isso ocorreu por alguns motivos:

  • O preço final era menor para o consumidor;
  • Foram descobertas reservas de petróleo, o que tornou a gasolina mais barata;
  • As más condições de geração e distribuição de eletricidade da época dificultaram o avanço dos veículos elétricos;
  • Antes era necessário girar uma manivela para ligar o motor de combustão. O acionamento automático melhorou a experiência nesse modelo.

 

No entanto, apesar de alguns anos de ascensão dos carros à combustão, a popularidade dos carros elétricos voltou a partir da Segunda Guerra Mundial. Isso ocorreu por causa da escassez de combustível ocorrida na época. Nesse momento, o carro elétrico já estava aperfeiçoado, tornando-se mais interessante do que o modelo à combustão em termos tecnológicos. Isso atraiu ainda mais a população.

estação de recarga eletroposto

Veículos elétricos no Brasil: desafios e oportunidades

 

Ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para que a adoção de VEs se torne mais ampla no Brasil. Um dos principais desafios é o custo dos VEs, que ainda é superior ao dos veículos movidos a combustão interna. Outro desafio é a infraestrutura de recarga. O Brasil ainda tem um número relativamente baixo de pontos de recarga para VEs. Em maio de 2023, havia cerca de 3.254 pontos de recarga no país, o que é insuficiente para atender à crescente demanda de VEs.

Apesar dos desafios, existem também oportunidades para o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil. O país tem um potencial enorme para geração de energias renováveis, que pode ser usado para gerar energia para os VEs. Além disso, o Brasil tem uma demanda crescente por transporte sustentável, devido à preocupação com o meio ambiente.

O governo brasileiro tem adotado medidas para incentivar a adoção de VEs, como a isenção de impostos para a importação de VEs e o incentivo à compra de VEs por empresas. Essas medidas podem ajudar a superar alguns dos desafios e impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil.

A Alba Energia, possui uma linha completa de estações de recarga para veículos elétricos, para atender às diferentes necessidades de seus clientes. As estações de recarga se tornaram um investimento promissor, não apenas atrai e fideliza clientes, mas também fortalece a imagem de sua empresa como um defensor do meio ambiente. Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. Siga-nos nas redes sociais @albaenergia para ficar por dentro de nossas novidades.  


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