4 fatores analisados em um projeto de energia solar fotovoltaica
1. O consumo de energia elétrica
Um dos primeiros fatores a analisar é a média total de energia consumida pelo imóvel dentro de um mês ou, em alguns casos, anualmente. O sistema solar precisa suprir essa demanda, principalmente se tiver a finalidade de abastecer um supermercado, posto de gasolina, indústria, comércio ou agronegócio.
Sendo assim, quanto maior for o consumo do local, maior será o sistema e, consequentemente, a mão de obra. Esse cálculo é definido pela quantidade ideal de placas solares (módulo fotovoltaico) necessárias para suprir a demanda energética.
Leia também: 5 benefícios da energia solar para supermercados
2. Captação de radiação solar do local
A produção de energia captada está totalmente relacionada com a intensidade de radiação recebida pelo local. Esse é um dos mais importantes critérios a serem analisados para garantir a eficiência do sistema.
Quanto maior for a incidência de luz solar no local, maior será a geração do painel. Por outro lado, se houver pouca incidência solar, há a possibilidade de instalação de estruturas especiais que permitem o giro ou variação da inclinação dos módulos para que possam acompanhar a luz solar.
Aliás, está em processo de desenvolvimento, uma ferramenta do Google (Project Sunroof), a qual possibilita analisar a taxa de radiação solar recebida no imóvel. Brevemente estará disponível para todos os países.
3. Local de instalação
Geralmente o sistema é instalado nos telhados. Nesse caso, deve-se levar em conta a inclinação, direção e a área do telhado. Quando há a necessidade de correção da direção e do ângulo, utiliza-se estruturas de suporte específicas, as quais podem impactar no investimento do projeto.
No caso de instalação do sistema solar em agronegócio ou indústrias, é indicado também a criação de uma usina flutuante para garantir maior aproveitamento da terra. Em áreas rurais, costuma-se utilizar um pedaço de terra para a instalação de uma estrutura solar.
Contudo, a área escolhida acaba se tornando obsoleta, já que torna inviável a plantação no local.
Leia também: Usina solar flutuante garante maior área de aproveitamento
4. Taxa de sombreamento
É analisado durante um certo período, se há variação de sombreamento sobre as placas solares. Esse fator influencia muito na eficiência do sistema, tendo em vista que as sombras reduzem o potencial de captação da radiação.
Nesse caso, os especialistas observam se há prédios altos ou árvores nos arredores que possam ser projetados sobre o telhado, principalmente em horário de pico, o qual oferece maior taxa de radiação solar.
Se o local for beneficiado por todos esses requisitos, será possível elaborar um projeto de energia solar fotovoltaica adequado e que seja compatível com o padrão do imóvel.
Como iniciar um projeto de energia solar
Como você pôde perceber, são vários os critérios analisados pelos especialistas antes de fechar o valor total do projeto. Por isso é tão importante que você escolha uma empresa altamente qualificada, com muita experiência no mercado e que possa atender as necessidades específicas do seu imóvel.
A Alba Energia está há mais de 10 anos entregando soluções eficientes na geração de energia solar. Somos especialistas na instalação de módulos fotovoltaicos para indústrias, supermercados, postos de combustível, comércios em geral, agronegócio e residências.
Solicite agora mesmo um orçamento em nosso site. Temos o projeto perfeito para você!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!