Mesmo consumidores que já estão no Mercado Livre de Energia podem implementar uma usina fotovoltaica em seus telhados sem nenhum custo inicial.
07/05/2025
Redação Alba Energia
O Brasil adicionou 3 gigawatts (GW) de capacidade solar à matriz energética nacional em 2023, conforme noticiado pelo Ministério de Minas e Energia. Com esse marco, o país alcançou a 6ª posição no ranking global de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, totalizando 37,4 GW até o final de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com base em dados da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
Além disso, o Brasil foi o 3º país que mais adicionou capacidade solar em 2023, com 15,4 GW de potência adicionada no ano, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, segundo dados da SolarPower Europe. Esse panorama revela um aumento contínuo no número de consumidores brasileiros que não apenas incorporam a energia solar como alternativa sustentável, mas também investindo e participando ativamente do mercado de energia solar, seja na fabricação de equipamentos, prestação de serviços ou desenvolvimento de projetos relacionados.
Existem diversas alternativas que permitem a implementação de um sistema de energia solar sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. Uma delas é o modelo BOT (Build, Operate & Transfer). Nessa modalidade é possível se beneficiar da geração de energia por meio de fontes renováveis, sem a necessidade de investimento por meio de aceleradores da transição energética. Mesmo consumidores que já estão no Mercado Livre de Energia podem implementar uma usina fotovoltaica em seus telhados sem nenhum custo inicial.
O modelo BOT funciona da seguinte forma:
B (Build): A Alba Energia, com um parceiro investidor, é responsável pelo projeto executivo, compra dos equipamentos e todo o processo de instalação da usina. Cuidamos de tudo, desde a escolha dos fornecedores, até o comissionamento e conexão da usina na rede de distribuição de energia.
O (Operate): Através de monitoramento remoto e ciclos de manutenções preventivas, garantimos que sua usina sempre vai gerar energia em seu potencial máximo, evitando perdas financeiras com o seu projeto. O OPEX também é custeado pelo parceiro investidor.
T (transfer): Durante o período contratual, que fica entre 10 e 20 anos, o consumidor paga para o investidor parceiro um custo mensal, correspondente a um contrato de prestação de serviços. Após o período do contrato a usina será transferida para o negócio desse consumidor, potencializando ainda mais a rentabilidade do seu investimento.
Redução imediata da conta de energia: ao optar por um modelo BOT, a empresa já começa a economizar desde a ativação do sistema. Nesse modelo, o consumidor começa a economizar desde o início, obtendo resultado financeiro imediato, maior competitividade e redução de custos operacionais.
Previsibilidade dos custos energéticos: diferentemente da tarifa convencional, sujeita a reajustes, contratos de prestação de serviços que envolvem a energia solar oferecem estabilidade financeira. Nesse caso, o consumidor fica livre de aumentos tarifários da distribuidora ou do Mercado Livre de Energia (MLE)
Sustentabilidade e imagem corporativa: empresas que adotam energia limpa fortalecem sua marca no mercado e atendem a requisitos e metas ESG (Environmental, Social and Governance).
Possibilidade de migração para o MLE: a energia solar pode facilitar a transição para esse modelo, onde as empresas negociam diretamente com fornecedores, obtendo preços mais competitivos. O consumidor pode se tornar um autoprodutor de energia no MLE e, com isso, ter seus custos com energia reduzidos entre 20 e 40%.
O modelo BOT é indicado para consumidores que buscam economia com energia sem necessidade de investimento inicial. Para comércios e indústrias, inclusive as que estão no Mercado Livre de Energia, o BOT permite que um negócio adote energia solar sem descapitalização. Desde o início da operação, os custos são menores do que o consumidor paga para a distribuidora ou comercializadora de energia, agregando economia e previsibilidade financeira imediatas.
Para a instalação de um projeto nessa modalidade, é realizada uma avaliação do consumo energético da indústria e do potencial de geração de energia solar no local. Nesse sentido, o consumidor precisa encaminhar sua fatura de energia, seja da distribuidora ou comercializadora, bem como o seu memorial de massa para uma compreensão aprofundada do seu perfil de carga.
Após uma análise criteriosa da documentação da empresa, é elaborado um contrato sob medida, entre as partes, contemplando as condições para viabilização e implementação do projeto. Com isso, a instalação de uma usina fotovoltaica passa a ser uma solução acessível e estratégica para reduzir custos e tornar uma indústria mais sustentável. Por isso, escolher um parceiro confiável e avaliar cuidadosamente as condições do contrato são passos essenciais para garantir o sucesso do projeto. Com planejamento e a escolha certa, sua indústria pode usufruir dos benefícios da energia solar de forma econômica e sustentável.
Com mais de 14 anos de experiência, a Alba Energia Solar se destacou como referência no mercado fotovoltaico, oferecendo soluções completas que abrangem projeto, instalação, manutenção, seguros e sistemas híbridos. Nossa equipe especializada está preparada para desenvolver um sistema personalizado, garantindo máxima eficiência, qualidade e excelente custo-benefício.
Aproveite agora os benefícios da energia solar! Entre em contato com a nossa equipe e descubra as melhores soluções para você! Acompanhe todas as novidades nas redes sociais @albaenergia.
Saiba mais sobre
energia solar