fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Mudanças climáticas: como a energia solar contribui para a sustentabilidade do planeta

Neste blog, você entenderá como a energia solar é capaz de diminuir os impactos das mudanças climáticas e contribuir com a sustentabilidade do planeta.

22/04/2022

Alba

Desde que o homem deu início à utilização dos recursos naturais de forma mais intensa para sanar suas necessidades, o planeta passou a sentir as consequências dessas ações. Desastres naturais e mudanças climáticas, como a intensificação do aquecimento global, são alguns dos resultados do uso inadequado do que o meio ambiente tem a oferecer. 

Para remediar essa situação, existem algumas medidas mais conscientes, como o uso de fontes sustentáveis, que podem diminuir os impactos negativos causados à natureza. Pensando nisso, vamos entender qual o papel da energia solar nesse processo de contribuição para a sustentabilidade do planeta.

Combustíveis fósseis e o aquecimento global

A Terra apresenta uma proteção natural, responsável pela manutenção da temperatura ideal para a preservação da vida, conhecida como a camada de ozônio. Dessa forma, o que conhecemos por efeito estufa é um fenômeno natural e, inclusive, importante. 

Contudo, existem algumas substâncias como os gases provenientes da queima de combustíveis fósseis que são compreendidos como os aceleradores do efeito estufa, ou seja, passam a contribuir com o aumento desenfreado da temperatura no planeta e todas as suas consequências negativas.

Os principais efeitos do aquecimento global são as mudanças climáticas intensas, que acabam por desequilibrar todo o ecossistema, com o derretimento de geleiras, tempestades catastróficas, verões mais quentes e invernos cada vez mais rigorosos.

Como a energia solar pode impedir essas consequências?

Estamos falando de uma fonte de energia 100% limpa, ou seja, que não emite nenhum tipo de poluição no meio ambiente. Sendo assim, se apresenta como alternativa assertiva no combate contra os impactos negativos na natureza.

Ao contrário de outras fontes também consideradas limpas, como a proveniente de hidrelétricas, a solar não traz impactos ao ecossistema local ou assoreamento dos leitos dos rios, por exemplo. Ou ainda como a eólica que além da poluição sonora, também é responsável pela morte de inúmeras aves. 

A energia solar fotovoltaica é uma das poucas capazes de contribuir com todas as esferas do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico. Isso porque, além de ser uma fonte que ajuda a preservar os recursos naturais, também consegue gerar economia, reduzindo gastos energéticos em até 99% e movimentando o mercado de trabalho com novas oportunidades de emprego.

Conscientização social

Cada vez mais, a população tem se mostrado preocupada com as transformações climáticas e ambientais como um todo. Assim, órgãos públicos desenvolvem leis para regulamentar e facilitar o acesso às fontes reováveis, como é o caso da Lei 14.300/2022 sobre o Marco Legal da Geração Distribuída, e órgãos privados, como as instituições financeiras, criam programas de financiamento para quem deseja gerar sua própria energia limpa, além de outras organizações que também incentivam o uso de tecnologias sustentáveis como forma de impulsionar a conscientização social.

Contribua com o meio ambiente investindo em energia solar! Fale com nossos especialistas e solicite agora mesmo um orçamento gratuito para o seu projeto. 

Aproveite também para nos seguir em nossas redes sociais, @albaenergia, e acompanhar os principais acontecimentos e novidades do setor de energia! 


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa