fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Como funciona o seguro para Energia Solar

Veja a importância de obter um seguro para energia solar e ainda como funciona este processo.

13/01/2023

Alba

A decisão de contratar um seguro parte do princípio da proteção. É claro que ninguém deseja que algo aconteça em sua empresa, ou ocorra qualquer fatalidade. Mas sabemos que elas acontecem, portanto, fogem do controle, são situações da vida.

Então é aí que entra o seguro: em caso de um sinistro, basta entrar em contato com a seguradora em questão e assim ela iniciará o protocolo para inspeção e avaliação do dano.

Com a energia solar é semelhante, neste texto vamos abordar o que é o seguro e ainda como funciona, assim esperamos sanar suas dúvidas sobre o tema.

O que é o seguro

A principal finalidade do seguro para Energia Solar é garantir a proteção das placas e equipamentos fotovoltaicos que as acompanham. Cada seguradora atua de uma forma, mas no geral, o seguro deve cobrir danos materiais de causa externa (incêndio, raio, explosão, vendaval, granizo, roubo, furto ou até problemas na eletricidade).

Ele foi criado para que tanto pessoas físicas como jurídicas se aproveitem de seus benefícios, assim, mesmo que ocorra algum evento, como citado no parágrafo anterior, é dever da seguradora indenizar os custos do equipamento mediante a apólice contratada.

Vale a pena?

Cada projeto de energia solar possui um custo de instalação somado ao valor dos equipamentos. Portanto, cada negócio está inserido em uma realidade distinta e cabe a reflexão: o valor investido para instalar a energia solar na sua empresa poderia ser feito novamente? Ou então: o valor da economia de energia faz diferença nas contas no final do mês?

A partir do momento que seu sistema está segurado, a dor de cabeça para tentar recuperar as placas ou o sistema é substituída por uma equipe que poderá fornecer a assistência necessária para reaver os danos causados, caso aconteça algum imprevisto.

Perda do direito de indenização

Esteja atento às formas de perdas de indenização de cada seguradora, como quando o equipamento não possui projeto ou não foi instalado corretamente. Outro exemplo é através da falta de documentação adequada.

Há também a possibilidade de indenização por lucro cessante, uma vez que ocorridos os danos, a economia de energia é paralisada. Mas, lembre-se de sempre guardar as faturas de energia para comprovar informações e sempre verificar as normas com a seguradora e a lei com um profissional da advocacia adequado.

Não fique no prejuízo, antes de instalar seu sistema fotovoltaico estude e tire suas dúvidas com a melhor empresa de energia solar para te atender e ainda passar a confiança necessária durante todo o processo da instalação. 

 

Entre em contato com nossos especialistas e siga-nos nas redes sociais: @albaenergia para saber como atuamos e ainda gerar economia para seu negócio. Venha solarizar conosco.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa