A demanda contratada é a quantidade de potência (medida em kW) que um consumidor com tarifa do grupo A (média e alta tensão) acorda previamente com a distribuidora de energia.
09/04/2025
Redação Alba Energia
A energia solar tem se tornado uma excelente alternativa para reduzir a conta de luz e aumentar a sustentabilidade do consumo elétrico. No entanto, uma dúvida comum entre consumidores do grupo A que instalam sistemas fotovoltaicos é se precisam alterar a demanda contratada junto à concessionária de energia. A resposta para essa questão depende de alguns fatores. Vamos descobrir o que é uma demanda contratada!
A demanda contratada é a quantidade de potência (medida em kW) que um consumidor com tarifa do grupo A (média e alta tensão) acorda previamente com a distribuidora de energia. Esse valor define o limite de energia que pode ser utilizado simultaneamente e influencia diretamente a conta de luz, pois há cobrança pelo valor contratado, independentemente do consumo real.
Ao ultrapassar a demanda contratada, a concessionária cobrará uma multa pelo excesso, em que a tarifa aplicada será 2x a demanda ultrapassada. Isso mostra a importância de se estar atento a fatura de energia, evitando despesas extras e que podem aumentar muito o custo de um negócio.
Os sistemas de energia solar fotovoltaica geram eletricidade, reduzindo a necessidade de consumir energia da rede elétrica. Porém, a demanda contratada está relacionada à potência demandada em horários de pico, e não ao consumo total. Assim, mesmo com a geração solar, se houver momentos em que sua empresa ou residência exija uma potência maior do que a contratada, a conta pode continuar alta devido a cobranças por ultrapassagem da demanda.
Se, após a instalação do sistema fotovoltaico, o consumo de energia da rede elétrica cair significativamente e a demanda contratada parecer excessiva, pode ser interessante reavaliar o contrato com a concessionária. No entanto, é importante analisar alguns pontos antes de tomar essa decisão:
Para alterar a demanda contratada, o primeiro passo é fazer uma análise completa durante o pré-projeto de energia solar para entender as condições específicas para a mudança contratual. Normalmente, o aumento da demanda contratada fica condicionado à estrutura física da concessionária e do consumidor que quer instalar uma usina em seu negócio, entretanto, mesmo que isso possa parecer um custo adicional em um primeiro momento, o retorno do investimento no sistema fotovoltaico compensa essa despesa em pouco tempo.
Embora a instalação de um sistema de energia solar possa reduzir o consumo da rede, a necessidade de ajustar a demanda contratada depende do perfil de consumo e dos horários de uso da eletricidade. Por isso, é fundamental realizar uma análise detalhada com o apoio de profissionais especializados, evitando gastos desnecessários ou divergências com a concessionária.
Se deseja otimizar seus custos com energia ou precisa de um estudo personalizado, fale com um de nossos especialistas e solicite um orçamento. Siga-nos nas redes sociais @albaenergia e acompanhe todas as novidades.
Saiba mais sobre
energia solar