Para definir o tempo de carregamento de um veículo elétrico é necessário considerar alguns fatores, como: potência do carregador, conexão do automóvel, tipo de rede elétrica e capacidade da bateria.
19/01/2024
Alba Energia Solar
O mercado de veículos elétricos no Brasil vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Segundo a ABVE, em novembro de 2023, o número total da frota de eletrificados (híbridos e elétricos) no país foi de 193.486 veículos. Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da conscientização ambiental, a redução dos custos dos veículos elétricos e o desenvolvimento da infraestrutura de recarga.
No entanto, ainda há uma dúvida que persiste entre os consumidores que estão considerando a compra de um veículo elétrico: o tempo de carregamento.
O tempo de carregamento de um carro elétrico varia de acordo com diversos fatores, como a potência do carregador, a conexão do automóvel, a energia fornecida à estação de carregamento e a capacidade de bateria do veículo.
A potência do carregador é a quantidade de energia que pode ser transferida da rede elétrica para o veículo elétrico. Carregadores em corrente alternada (CA) geralmente têm uma potência de 3,7 kW a 22 kW, enquanto carregadores em corrente contínua (CC) podem ter uma potência de até 350 kW.
Carregadores mais potentes carregam mais rápido do que carregadores menos potentes. Por exemplo, um carro elétrico com uma bateria de 60 kWh pode levar cerca de 8 horas para carregar de 0 a 100% com um carregador doméstico de 7,4 kW.
Com um carregador público rápido de 150 kW, o mesmo carro pode ser carregado de 0 a 80% em cerca de 20 minutos. É importante considerar a potência do carregador ao escolher um carro elétrico ou planejar suas viagens.
Carros com conectores de carregamento mais rápidos carregam mais rapidamente do que carros com conectores de carregamento mais lentos. Para saber qual a potência do conversor integrado de um veículo elétrico, basta consultar o fabricante ou manual técnico do carro.
A tensão da rede elétrica influencia a potência de carregamento, pois depende da tensão disponível na rede elétrica. Para descobrir a disponibilidade de tensão da sua rede elétrica, verifique com um eletricista de sua confiança.
Confira a tabela abaixo que resume a potência máxima disponível para carregadores alimentados em cada tipo de rede elétrica:
Quanto maior a capacidade da bateria, mais energia ela armazena e, portanto, mais tempo leva para carregar completamente.
Existe a possibilidade de estimar o tempo sem considerar todos esses fatores. Para isso, precisa fazer o cálculo dividindo a capacidade da bateria pela potência de carregamento.
Tempo de carregamento (horas) = capacidade da bateria (kWh) / potência do carregamento (kW).
Agora que já sabe como calcular o tempo aproximado de carregamento do veículo elétrico e os principais fatores que influenciam, você pode escolher a melhor estrutura para carregar seu veículo. A Alba Energia possui modelos de estação para cada necessidade. Fale com nossos especialistas e saiba mais. Siga-nos nas redes sociais @albaenergia e acompanhe todas as novidades.
Saiba mais sobre
energia solar