Você sabia que existem financiamentos para incentivar o uso de energia solar fotovoltaica?
A energia solar é uma das fontes renováveis mais populares em todo o mundo. Ela funciona convertendo a energia solar em eletricidade. No entanto, a pergunta é: como o sistema de energia solar funciona à noite, quando não há luz solar disponível para gerar energia?
20/04/2023
Alba Energia Solar
Durante a noite, os painéis solares não geram eletricidade porque não há luz solar disponível. Isso significa que, para continuar fornecendo energia, o sistema precisa de uma fonte de energia alternativa, como baterias ou uma conexão com a rede elétrica.
Acompanhe a seguir algumas opções para compreender o assunto.
A opção mais utilizada é através da conexão do sistema de energia solar à rede elétrica da concessionária local. Durante o dia, o sistema gera mais energia do que uma propriedade consegue consumir, e essa energia extra é exportada para a rede elétrica. Durante a noite, a propriedade utiliza os créditos gerados da energia excedente que foi injetada na rede durante o dia.
Quando os painéis solares geram mais eletricidade do que o necessário, o excesso é enviado de volta para a rede elétrica. Isso é conhecido como “net metering”. Em troca, o proprietário do sistema fotovoltaico recebe créditos de energia que podem ser usados quando o sol não está disponível, como à noite ou em dias chuvosos.
Esses créditos podem ser usados para cobrir o custo da eletricidade consumida da rede elétrica quando o sistema fotovoltaico não está produzindo energia suficiente.
Leia também: Sistema on-grid e off-grid: Conheça os tipos de sistema de energia solar.
Uma segunda opção é armazenar a energia gerada durante o dia em baterias, para que ela possa ser usada durante a noite. Isso permite que o sistema continue com o fornecimento de energia mesmo quando o sol não está brilhando.
Isto é, as baterias armazenam a energia produzida pelos painéis solares durante o dia e a liberam quando não há geração da energia solar. O sistema fotovoltaico, no caso off grid, pode ser usado durante a noite sem depender da concessionária. As baterias também podem ser usadas como backup em caso de queda de energia.
No entanto, as baterias exigem um investimento financeiro maior e precisam ser substituídas após alguns anos de uso. Além disso, é importante dimensionar o sistema adequadamente para garantir que haja energia suficiente armazenada para o uso noturno.
Algumas empresas e negócios rurais podem optar por juntar as duas opções acima, fazendo uma combinação entre elas, armazenando parte da energia gerada em baterias e conectando o sistema à rede elétrica para garantir que a energia continue sendo fornecida mesmo quando as baterias estão vazias.
Ou seja, o sistema fotovoltaico à noite funciona com a utilização de baterias ou uma conexão com a rede elétrica local para fornecer energia quando não há incidência solar. Os proprietários de sistemas fotovoltaicos podem usar créditos de energia para cobrir o custo da eletricidade consumida da rede elétrica durante a noite ou usar baterias para armazenar a energia elétrica produzida durante o dia.
Converse com o nosso time de especialistas e faça um orçamento gratuito para o seu empreendimento e nos acompanhe nas redes sociais, para não perder as novidades do mundo do solar: @albaenergia.
Saiba mais sobre
energia solar