fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

27° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Descubra quais foram as discussões e resultados da reunião que debate as mudanças climáticas com líderes mundiais e seus representantes.

02/12/2022

Alba

Com sede no Egito no ano de 2022, a COP 27 foi encerrada no dia 20 de novembro, após duas semanas de negociações. A reunião, que acontece desde 1995, reuniu em 2022 mais de 190 países nos debates, ou seja, todos os territórios que ratificaram a United Nations Climate Change Conference (UNFCCC) e apresentam entre si debates e mudanças para reduzir os impactos causados por todo mundo contra o meio ambiente.

Uma das discussões colocada em pauta durante a conferência, foi em relação ao apoio que os países devem receber para lidar com os impactos causados pelas mudanças climáticas, nomeada como Agenda de Adaptação. Na prática, o tema propõe diversas ações e compromissos de governos, para reduzir os estragos climáticos, impactando diretamente cerca de 4 bilhões de pessoas que estão sendo afetadas, nas comunidades vulneráveis ao clima.

O Brasil mostrou sua participação de forma ativa para cobrar os países desenvolvidos em relação aos investimentos para lidar com esse desafio, além de propor ideias e soluções inteligentes a fim de desenvolver uma economia verde. Inclusive, durante todo o período da COP 27, o nosso país se posicionou com a seguinte frase: “O futuro da energia limpa é o presente do Brasil!”.

Leia também: Cinturão solar e o potencial para geração de energia

Inclusive, o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, ao dar um balanço da reunião e sobre a participação do Brasil na tomada de decisões, relembrou que nós somos um exemplo para o mundo e parte da solução global, já que quase 85% da matriz elétrica do Brasil é de fonte renovável.

Durante os dias de debate foi falado sobre a segurança e preservação do maior Bioma do Brasil, a Amazônia, sobre avanços como o Novo Marco do Saneamento e Resíduos, os resultados do programa Lixão Zero e as iniciativas de pagamentos por serviços ambientais, referente à participação do Brasil.

Além disso, pautas que discutem uma forma de adotar uma matriz energética mais limpa e sustentável, como a energia solar, foram bastante discutidas na COP 27. Chamada de transição energética, esse conceito propõe transformações nas matrizes energéticas a curto e longo prazo no país.

Pensando no cenário mundial, chegou-se a conclusão e criação de um fundo nomeado como “perdas e danos” para beneficiar as regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas. Além disso, foi entregue um pacote de decisões, por parte dos países, reafirmando o seu compromisso contra o aumento da temperatura global, focando na sua limitação de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

A reunião recebeu críticas e elogios por diferentes partes, mas os representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) acreditam que esse foi um bom resultado para restabelecer a confiança entre os territórios.

Referente aos comentários negativos, alguns representantes de diferentes territórios acreditam que as atuais atitudes não são suficientes e não se preocupam em combater as mudanças climáticas de forma ágil e eficaz. 

E a Alba Energia Solar esteve com os olhos voltados para esse evento que promete grandes mudanças climáticas no Brasil e no mundo, além de apoiarmos e contribuir diretamente com a luta pela preservação do nosso ecossistema.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do solar, acesse o nosso site e entre em contato com nossos especialistas. Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia, e confira as principais notícias!


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa