O International REC Standard (I-REC) é um certificado que garante que a energia consumida pela empresa é proveniente de fontes limpas e renováveis.
05/08/2022
Alba
Podemos entender o International REC Standard (I-REC) como um sistema capaz de viabilizar a certificação da energia renovável, a partir do rastreamento de características ambientais relacionadas à energia.
É um sistema global que certifica as empresas de que a energia consumida por elas é proveniente de fontes limpas e sustentáveis.
Para garantir os padrões estabelecidos internacionalmente, o programa Certificação de Energia Renovável no Brasil também utiliza a plataforma internacional I-REC desde 2017.
O primeiro passo de uma empresa que deseja obter o certificado é apresentar informações detalhadas sobre o seu empreendimento e passar por uma auditoria documental pelo emissor responsável, que no Brasil é o Instituto Totum.
Na auditoria, são avaliados 5 aspectos:
A partir do cumprimento dos quatro primeiros tópicos, a empresa já pode fazer parte do processo e ser registrada na plataforma do I-REC. Agora, caso ela atinja todos os cinco requisitos, torna-se possível o recebimento de um selo de sustentabilidade adicional: o REC Brasil.
Sabemos que, hoje em dia, todas as ações voltadas para a preservação ambiental são valorizadas, especialmente pela maior conscientização por parte da sociedade. Sendo assim, o maior benefício é a possibilidade de melhorar a imagem da sua empresa.
Além disso, com a certificação I-REC, sua empresa terá atingido 5 dos 17 requisitos básicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, o que assegura que a sua organização está alinhada aos objetivos internacionais.
O registro no I-REC é também uma forma de obter uma receita adicional que, por sua vez, pode ser compreendida como um incentivo direto para que o produtor continue investindo na geração de energia limpa e renovável.
É importante constar ainda que o certificado é indicado para todos os tamanhos e tipos de empresa. Isso porque é bastante vantajoso para o mercado de energia que medidas como essa sejam acessíveis para qualquer modelo de organização, já que podem ser vistas como uma forma de expansão e incentivo para o uso de fontes renováveis.
E é claro que, com o crescimento desse mercado, todos saem ganhando, uma vez que há o estímulo por soluções que contribuem com o desenvolvimento sustentável e, por consequência, a garantia de um futuro de mais qualidade.
Para saber mais sobre o mercado de energia e outras curiosidades, continue nos acompanhando. Siga-nos também em nossas redes sociais, @albaenergia, e não perca as novidades!
Saiba mais sobre
energia solar