fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

COP26: o que foi dito sobre energia solar na Conferência de mudanças climáticas da ONU?

A COP26, realizada no início de novembro de 2021, trouxe novas metas para preservação do meio ambiente, tendo como ferramenta principal a energia solar fotovoltaica.

21/01/2022

Alba

Nas duas primeiras semanas de novembro de 2021, ocorreu em Glasgow, na Escócia, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26.

Pode ser entendida como a principal conferência para debates e acordos entre os países com o intuito de estabelecer objetivos e metas para diminuição dos impactos negativos causados, principalmente, pela emissão de gases do efeito estufa.

Além disso, a conferência também ressalta a importância do uso de fontes limpas para o desenvolvimento sustentável e preservação do planeta. Justamente por isso, nesse texto vamos entender mais a fundo o que foi dito na COP26 sobre energia solar. Acompanhe!

O que foi acordado na COP26?

Após negociações entre 40 países, o resultado final foi um acordo com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, sendo esse o limite apontado por cientistas para evitar o agravamento dos impactos da crise climática.

 Foi estabelecida também a necessidade de redução global das emissões de dióxido de carbono em 45% até 2030 e de zerar as emissões de CO2 até 2050.

Além disso, na conferência, os países se comprometeram em utilizar energia limpa, o que inclui a energia solar fotovoltaica, para abastecer casas, escolas e empresas.

 Principais propostas para energia solar em 2022 

  • O Reino Unido está implementando energia fotovoltaica em mais de 600 escolas, além de adquirir e ampliar fazendas solares na cidade de Swindon, na Inglaterra;
  • O Japão fez um acordo de cooperação com 17 países para contribuir financeiramente para a popularização da energia solar;
  • O Canadá se comprometeu a ajudar países emergentes com 40 bilhões de dólares por ano para implementação de energia limpa;
  • Outros países da Europa, como Espanha, Noruega, Irlanda e Luxemburgo, se comprometeram com 100 bilhões de dólares novamente para impulsionar o uso de energia limpa, como a solar, em países em desenvolvimento;
  • O Brasil, com seu grande potencial para geração de energia solar, tem intuito de fazer com que a energia fotovoltaica ocupe um terço da matriz total até 2050.

Ainda sobre energia solar no Brasil

O Brasil ocupa a 9ª posição no ranking de países que mais instalam energia solar no mundo, segundo levantamento realizado em 2020  pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) em parceria à Agência Internacional de Energia (IEA), e está entre os 10 países que mais geraram empregos em energia fotovoltaica.

Os dados não mentem e as projeções mostram que o crescimento da energia solar no país será cada vez maior.

Outro fator importante apresentado na COP26 pelo prefeito de Recife/PE, João Campos, foi o plano para equipar as escolas com energia solar. Painéis solares serão instalados, além do investimento em educação e conscientização dos professores, alunos, familiares e comunidade para a expansão da energia limpa e sustentável.

Sendo assim, fica claro a importância da energia solar para redução dos impactos na natureza, além de todos os seus benefícios econômicos para os mais diversos setores.

Para mais informações ou dúvidas sobre energia solar, entre em contato com os nossos especialistas. 

Siga-nos também em nossas redes sociais, @albaenergia, e fique por dentro dos principais acontecimentos do setor.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa