Em um cenário, o qual as tarifas tendem a crescer, olhar para nossas ações pode resultar em economias valiosas.
28/05/2021
Alba
Segundo a última pesquisa realizada em 2018 pela Agência Internacional de Energia (AIE), a conta de luz brasileira é uma das mais caras do mundo. Em contrapartida, o nosso país é um dos que mais lida com o desenvolvimento sustentável.
Nos próximos meses, a conta de luz vai continuar aumentando, mas você já considerou abandonar certos hábitos diários que podem impactar no gasto mensal com a energia elétrica?
Em um cenário, o qual as tarifas tendem a crescer, olhar para nossas ações pode resultar em economias valiosas. Selecionamos alguns hábitos que você precisa abandonar para poupar dinheiro. Acompanhe!
Você sabia que aparelhos e eletrodomésticos ligados na tomada continuam consumindo energia, mesmo em modo de espera (stand-by)? Dessa forma, o aumento na sua conta pode variar de 10% a 15%.
Então, o ideal é desplugar sempre que não estiver em uso. Isso vale para televisão, modem de internet, computadores, bebedouros elétricos (principalmente à noite), entre outros.
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões responsáveis pelo aumento na conta, chegando a 25%.
Uma alternativa, quando não estiver frio, é deixar a resistência em modo verão. Essa estratégia traz uma economia de até 30% e, claro, reduzir o tempo no banho. Para uma residência com muitos banhos diários, essas medidas fazem toda a diferença no fim do mês.
Muitas pessoas ainda utilizam lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Nesse caso, o LED pode ser a melhor saída, visto que seu consumo é baixíssimo em comparação aos outros modelos.
Aliás, evite deixar as luzes acesas sem necessidade, e avalie a compra de lâmpadas com sensor de presença, isso traz uma economia considerável, principalmente quando falamos em setores comerciais e industriais.
Embora não seja comum, a fuga de energia representa um consumo de até 30%. Caso note que sua conta não está correta diante seu consumo, faça um teste, desligando luzes, equipamentos e eletrodomésticos.
Em um breve momento o padrão de energia precisa parar de girar, caso contrário, você pode estar com problemas na fiação.
Quanto mais antigo o modelo, maior será o consumo com ar-condicionado. Um consumo de 4 horas diárias equivale a 100 kWh, podendo chegar a R$10,00 por dia. O ideal é reduzir o uso. Além disso, pense em tornar o seu ambiente mais arejado, realizar a limpeza dos filtros do equipamento e optar pela janela aberta sempre que possível.
Por mais que seja um facilitador diário, sobrecarregar as extensões e benjamins pode ocasionar a perda de energia, além de não ser recomendado para a segurança elétrica da residência.
Opte pelo uso em aparelhos mais simples que têm menos uso diário tais como: ventilador, telefone, bebedouro ou luminárias. A ação recomendada é realizar a instalação de pontos adicionais de energia, a fim de não sobrecarregar.
A máquina de lavar é indispensável, mas seu uso deve ser consciente. Evite lavar repetidas vezes, ou seja, espere acumular uma quantidade que consiga suprir um ciclo completo e com uso total de sua capacidade.
Esse consumo em intervalos maiores pode representar uma economia, ainda mais se for um modelo mais novo de máquina.
São pequenos ajustes que, aliados ao consumo consciente, proporcionam muito mais economia. Agora que você já aprendeu alguns truques para driblar a conta de energia alta, conheça 7 mitos da Energia Solar Fotovoltaica que provavelmente você já ouviu falar por aí!
Saiba mais sobre
energia solar