Conheça os tipos de sistema on-grid e off-grid para geração de energia
Economia e sustentabilidade são fatores que geram um custo-benefício muito grande ao brasileiro. Principalmente em momentos de crise, ocusto da energia elétrica dispara e não há saída, senão despender mais uma fatia do orçamento.
O Brasil tem forte potencial para a geração de energia solar, já que recebe diariamente até 2300 quilowatt-hora por metro quadrado (kWh/m²), de acordo com o Atlas Solarimétrico da Cepel.
O sistema de energia solar fotovoltaico é responsável por captar a energia recebida do sol e realizar a conversão em eletricidade. A energia, então produzida, pode ser utilizada para abastecer todo o consumo diário de uma residência, comércio ou indústria.
Já existem no Brasil diferentes tipos de financiamentos para promover e incentivar o uso da energia solar. Então, para decidir como proceder para começar a gerar a sua própria energia, conheça a seguir a diferença de sistema solar on-grid e off-grid:
Sistema de energia solar on-grid
O sistema de energia solar on-grid também é chamado de grid-tie em algumas localidades. Contudo, o maior diferencial desse sistema é a necessidade da conexão com a rede distribuidora de energia local.
Outro ponto interessante é que não exige o uso da bateria nem de controles de carga, que fazem parte do kit do sistema off-grid. Com isso, o valor do investimento cai consideravelmente. Toda energia gerada é depositada na rede distribuidora. Dessa forma, a energia excedente (aquela não utilizada pelo consumidor, que sobrou), é transformada em créditos (válidos por até 5 anos).
Esses créditos podem ser utilizados pelo consumidor para abater as próximas contas de luz ou até mesmo para cobrir contas de outras casas ou comércios, desde que tenham a mesma titularidade. Nesse caso, é chamado de autoconsumo remoto, que já explicamos aqui no blog.
Mas por que existe a necessidade de conexão com a rede distribuidora local? Como esse tipo de sistema não possui nenhum dispositivo próprio de armazenamento, toda energia captada é armazenada na rede distribuidora.
Como uma explicação bem prática, quando a energia abastece completamente a residência, comércio ou indústria, o relógio medidor de energia começa a girar no sentido contrário.
Sendo assim, o consumidor paga somente a diferença entre o que é consumido e o que é produzido. É conhecido como um mecanismo de compensação de energia, regulamentado pela Aneel desde 2012.
Sistema de energia solar off-grid
O sistema de energia solar off-grid é um sistema totalmente autônomo, ou seja, ele não depende da distribuidora de energia para garantir energia elétrica ao consumidor. É sustentado a partir de uma bateria, que é o dispositivo de armazenamento de energia solar captada.
Também conta com um regulador de carga que tem como função proteger as baterias da sobrecarga ou descarregamento repentino.
No ponto de vista da usabilidade, o sistema é indicado para locais de difícil acesso como áreas rurais ou bairros distantes. Pode ser utilizado para o bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz.
Quanto à capacidade energética, sistemas de pequeno porte podem atingir de 1,5 kilowatt-pico (kWp) a 20 kWp. Já sistemas de grande porte, indicados para comércios e indústrias, atingem de 20 kWp a 1 MWp.
A energia excedente continua sendo armazenada nas baterias e utilizada quando não há radiação solar, ou seja, à noite. Sendo assim, deve-se ter atenção à capacidade da bateria, que precisa ser suficiente para abastecer o local e ainda armazenar reservas.
Agora que você já conhece quais são os benefícios de cada sistema on-grid e off-grid, saiba que a Alba Energia está no mercado há mais de 10 anos, atuando com soluções energéticas de economia para grandes empresas, indústrias e residências.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos representantes e solicite um orçamento. Temos o projeto perfeito para você, conte com a Alba Energia!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!