5 tendências de inovação no agronegócio
1 – Agricultura de precisão
A agricultura de precisão é toda prática de interferência que possui como principal objetivo estabelecer condições ideais às espécies cultivadas. Está aliada ao aumento de rentabilidade, visto que a tecnologia auxilia o produtor a mapear e monitorar suas áreas para otimização do manejo.
Utilizando-se da geolocalização, é possível utilizar sensores que trabalham para limitar a área da fazenda, identificar áreas que precisam de atenção e lidar com outros aspectos que podem ser atribuídos a um planejamento de melhorias.
2 – Fazendas inteligentes
Quando falamos em fazendas inteligentes, nos referimos à expansão da conectividade na propriedade. O uso de softwares de desempenho tem se tornado uma estratégia de competitividade e inovação, que permite melhorar a produtividade e o controle gerencial, tudo em tempo real.
Isso só é possível com ampla conectividade rural. Logo, tudo pode ser realizado de forma automática. Nesse contexto, podemos ainda citar o investimento em equipamentos autônomos, máquinas que são guiadas por GPS e podem ser controlados à distância. A tecnologia é ainda recente, mas promete revolucionar o setor agropecuário.
3 – Biotecnologia
O setor de agronegócio enfrenta grandes desafios no que diz respeito à maior produção em menor área. Diante disso, a ciência vem se especializando no melhoramento genético aliado à biotecnologia para possibilitar o cultivo de plantas e sementes mais produtivas e resistentes às pragas.
Novas tecnologias como essa podem surgir nos próximos anos e podem alcançar altos tetos produtivos, com boa adaptação e novas características. Atualmente, a biotecnologia é utilizada em espécies de soja, algodão e cana de açúcar.
4 – Análise e coleta de dados
Big Data (área que estuda, analisa e reúne informações a partir de conjuntos de dados) é uma tecnologia que está cada vez mais sendo utilizada no agronegócio. É possível utilizar essa estratégia em propriedades de pequeno, médio e grande porte.
O objetivo é armazenar o maior número de dados que, posteriormente, serão utilizados para otimizar a tomada de decisão. Dentre os principais benefícios, podemos citar:
- Melhorias na gestão da propriedade;
- Redução de desperdícios;
- Redução de custos com processos agrícolas;
- Aumento da produtividade.
5 – Inovação com o uso da energia solar
O preço da energia elétrica tem experimentado significativa volatilidade e, principalmente, em momentos de crise esse fator impacta muito nos custos das empresas.
A tendência é que haja um aumento de até 20% na conta de luz nos próximos anos. Sendo assim, uma das formas de minimizar esse impacto é optar pela utilização de um sistema de energia solar fotovoltaica.
Essa é uma grande tendência tecnológica que já está fazendo muita diferença no setor de agronegócio aqui no Brasil e no mundo. Por exemplo, já existem soluções de usinas flutuantes que ajudam a otimizar e garantir o melhor aproveitamento de área útil.
Leia também: 5 benefícios da energia solar no agronegócio
Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (International Energy Agency), a energia solar fotovoltaica será a fonte energética mais utilizada em todo o mundo até 2035.
Possibilita uma geração de energia 100% limpa, impacto positivo ao meio ambiente, com grande contribuição para o combate às mudanças climáticas, além do benefício de redução de custos.
Para muitos donos de agronegócio, a tecnologia já se tornou a solução definitiva para acabar com as altas contas de luz e otimização nos processos produtivos.
Entre em contato com a Alba Energia agora mesmo e saiba como podemos ajudar com mais essa inovação no agronegócio!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!