5 benefícios da energia solar para supermercados
1 – Economia na conta de luz
Este, sem dúvidas, é o maior benefício que a energia solar pode oferecer. Já que o estabelecimento passa a maior parte do dia funcionando por meio de equipamentos tecnológicos de última geração.
Em 2017, foi inaugurado na Finlândia o supermercado com maior economia de energia do mundo. Consome apenas 40% da energia e foi capaz de poupar mais de 180.000 euros em custos operacionais. Nesse supermercado piloto de economia de energia, o consumo anual de eletricidade totaliza 240 kWh por metro quadrado, o que é próximo ao consumo de uma residência, enquanto um supermercado convencional consome 600 kWh por ano.
A adaptação do supermercado para começar a gerar a sua própria energia é realizada a partir da instalação de painéis fotovoltaicos. Esses painéis irão captar a energia solar, transformando-a em energia limpa e eficiente.
>> Saiba como fica a conta de luz após a instalação do sistema fotovoltaico!
2 – Autoconsumo remoto
Este é um sistema de instalação de energia solar interessante, principalmente para estabelecimentos de pequeno porte. Como há um consumo muito alto de energia elétrica diária, talvez não haja área de telhado suficiente para suprir toda a demanda energética.
Dessa forma, o autoconsumo remoto permite que a geração de energia seja realizada em um outro ponto próximo. Os créditos são descontados na conta de luz do supermercado. Esse é o modelo em funcionamento de 3 grandes supermercados do Rio Grande do Sul: a rede de Supermercados Guasso em Santiago, o Supermercado Comercial 3 Letras em São Gabriel e Casa do Chimarrão em Ibirubá.
3 – Linhas de financiamento
Várias instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito específicas para o financiamento de instalação de energia solar em estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais. Dentre eles podemos citar, a linha de crédito Negócios Sustentáveis do Banco do Brasil, o financiamento para energia solar do Sicredi e o crédito para energia solar da Unicred.
4 – O benefício da imagem verde
Os consumidores e colaboradores estão se tornando cada vez mais exigentes. Atualmente já existem milhares de pessoas que estão aderindo a um estilo de vida saudável e o dono de supermercado precisa estar atento a esse fator.
Por isso, já é uma vantagem competitiva que o estabelecimento trabalhe com uma imagem verde e sustentável. Aliás, torne visível na entrada do supermercado o símbolo de geração de energia renovável. Procure também fortalecer o mix de produtos saudáveis para se tornar referência nesse segmento.
5 – Colaborar com o avanço da transição energética
O setor de distribuição de energia está passando por grandes transformações e uma delas é a mudança para a entrega de um sistema de geração de energia limpa com forte impacto na economia e na qualidade de vida dos consumidores.
A descarbonização é um termo que reflete esse esforço global na busca de fontes de energia sustentável, com menor emissão de poluentes e gases de efeito estufa. Então, é importante para um estabelecimento participar dessa transformação tecnológica que trará muitas oportunidades de reposicionamento no mercado e crescimento contínuo.
E o seu negócio, já está preparado para a transformação digital? O que acha de começar a reduzir custos operacionais com um sistema de energia solar? Fale agora mesmo com um de nossos representantes e comece a implementar um plano estratégico de resultados!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!