Como reduzir a conta de luz pela metade em 5 passos
1 – Opte por equipamentos com selo PROCEL
Você já deve ter percebido que alguns equipamentos vêm com um adesivo do selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Consiste em um programa do Governo que visa promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica.
Isso significa que o equipamento é eficiente com a grande vantagem de economizar mais energia elétrica.
Vale ressaltar que os equipamentos antigos, como computadores e periféricos ultrapassados, consomem muito mais energia do que os aparelhos mais modernos.
2 – Evite utilizar equipamentos no horário de pico
Você sabia que no horário de pico, que compreende das 18h às 21h, o custo de energia elétrica é maior? Por isso, evite ou reduza o consumo de equipamentos de grande consumo durante esse período como: chuveiros, máquinas, ar-condicionado, etc.
3 – Desligue os aparelhos da tomada
Muitas pessoas acham que o equipamento não está consumindo energia quando está desligado, mas a maioria deles vêm com luzes LED de indicação do modo stand-by (modo de espera).
Sendo assim, a não ser que você desligue os aparelhos da tomada, eles continuam consumindo energia. Ainda que seja mínimo o consumo por hora, ao final do mês faz muita diferença. Ao desligar todos os aparelhos e eletrodomésticos da tomada, você pode ter uma redução de até 20% na conta de luz.
4 – Faça uma substituição das lâmpadas
Você sabia que uma lâmpada LED compacta de 25W ilumina melhor que uma incandescente de 100W e dura até oito vezes mais?
Além disso, o maior benefício da lâmpada LED é a economia. O processo de geração de energia é muito mais eficiente e garante baixo consumo de energia.
5 – Invista em um sistema de energia solar
Entre todas as tecnologias disponíveis aos consumidores, nenhuma delas é mais eficiente, no quesito economia de energia do que a energia solar fotovoltaica.
Uma grande vantagem no uso da energia solar é que a sua conta de luz fica praticamente imune à inflação energética, que acontece constantemente. Outra curiosidade é que as células fotovoltaicas não precisam de luz solar direta para gerar energia.
Isso significa que até mesmo com o tempo nublado ou chuvoso, o consumidor usufrui da eletricidade. Além disso, com a energia solar é possível reduzir sua conta de luz em até 95%.
Tendo em mente que o sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável, é um investimento válido e que supre todas as demandas do dia a dia. Vale lembrar que a Alba Energia e Automação está no mercado há mais de 10 anos, atuando com projetos e soluções energéticas econômicas para grandes empresas, comércios e residências.
Temos certeza de que com esses 5 passos simples você conseguirá reduzir consideravelmente os custos com a energia elétrica. Compartilhe as dicas!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!