Como funciona o sistema de energia solar conectado à rede?
O sistema fotovoltaico conectado à rede é uma ótima opção para quem quer economizar gerando sua própria energia. A geração de energia ocorre sempre que tem sol, mesmo em dias nublados. Essa captação de energia é feita pelos módulos fotovoltaicos, que possuem células de silício construídas com objetivo de converter a luz solar em energia elétrica.
Sempre que o sistema estiver gerando energia, ele alimentará todas as cargas reduzindo a quantidade de energia produzida pela rede pública. Caso a geração seja superior a carga em algum momento, o excedente vai para a rede distribuidora revertendo em créditos na conta. Com isso, é possível reduzir a conta usando os créditos para compensar o que é consumido em horas com pouca ou nenhuma geração de energia.
O sistema fotovoltaico alimenta o pivô da minha fazenda?
Um assunto que tem gerado dúvidas é se o sistema fotovoltaico é capaz de suprir a demanda de um pivô, equipamento bastante importante para a irrigação das lavouras, mas que consome bastante energia, seja elétrica ou gerada por combustível.
O sistema fotovoltaico, como explicado anteriormente, será conectado à rede elétrica, e a energia gerada será utilizada para alimentar o pivô.
Um ponto importante é conhecer o consumo de energia elétrica do equipamento em questão para que a geração através do sistema fotovoltaico compense o gasto atual de energia. Nos casos em que a energia gerada seja totalmente consumida, a rede elétrica será utilizada, permitindo que o sistema de irrigação continue trabalhando ininterruptamente.
Esse é o processo responsável pela redução significativa com a conta de luz.
Mas e quem não tem acesso a eletricidade?
É bastante comum que em lugares remotos sem eletricidade, os agricultores façam uso de equipamentos conectados a geradores a diesel, uma opção com custo de aquisição acessível. No entanto, esses sistemas apresentam um alto custo de operação por conta dos gastos com o combustível e o fornecimento de forma constante.
Nos sistemas híbridos de geração, o sistema fotovoltaico é integrado ao gerador por meio de controladores específicos e, nos momentos de irradiação, o sistema gera energia ajudando a movimentar o equipamento.
Este sistema é capaz de economizar em até 60% do diesel fornecido ao gerador.
Vantagens do sistema de irrigação movido a energia solar
A energia solar é uma fonte alternativa, limpa, renovável e inesgotável, capaz de reduzir os efeitos indesejáveis dos combustíveis fósseis. Utilizar o sistema fotovoltaico na irrigação, traz como vantagens, a sustentabilidade e a redução de custos.
No caso do custo da energia elétrica, a redução pode chegar até 90%, relacionados aos sistemas de automação e irrigação, pois o produtor passa a gerar sua própria energia.
Quer saber mais sobre como ter esse sistema sustentável e econômico na sua propriedade? Peça um orçamento para Alba Energia.