fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Quanto tempo leva para carregar um carro elétrico?

Para definir o tempo de carregamento de um veículo elétrico é necessário considerar alguns fatores, como: potência do carregador, conexão do automóvel, tipo de rede elétrica e capacidade da bateria.

19/01/2024

Alba Energia Solar

O mercado de veículos elétricos no Brasil vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Segundo a ABVE, em novembro de 2023, o número total da frota de eletrificados (híbridos e elétricos) no país foi de 193.486 veículos. Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da conscientização ambiental, a redução dos custos dos veículos elétricos e o desenvolvimento da infraestrutura de recarga.

No entanto, ainda há uma dúvida que persiste entre os consumidores que estão considerando a compra de um veículo elétrico: o tempo de carregamento. 

Fatores que influenciam o tempo de carregamento 

O tempo de carregamento de um carro elétrico varia de acordo com diversos fatores, como a potência do carregador, a conexão do automóvel, a energia fornecida à estação de carregamento e a capacidade de bateria do veículo.  

Potência do carregador

A potência do carregador é a quantidade de energia que pode ser transferida da rede elétrica para o veículo elétrico. Carregadores em corrente alternada (CA) geralmente têm uma potência de 3,7 kW a 22 kW, enquanto carregadores em corrente contínua (CC) podem ter uma potência de até 350 kW.

Carregadores mais potentes carregam mais rápido do que carregadores menos potentes. Por exemplo, um carro elétrico com uma bateria de 60 kWh pode levar cerca de 8 horas para carregar de 0 a 100% com um carregador doméstico de 7,4 kW.

Com um carregador público rápido de 150 kW, o mesmo carro pode ser carregado de 0 a 80% em cerca de 20 minutos. É importante considerar a potência do carregador ao escolher um carro elétrico ou planejar suas viagens.

Conexão do automóvel

Carros com conectores de carregamento mais rápidos carregam mais rapidamente do que carros com conectores de carregamento mais lentos. Para saber qual a potência do conversor integrado de um veículo elétrico, basta consultar o fabricante ou manual técnico do carro.

Tipo de rede elétrica

A tensão da rede elétrica influencia a potência de carregamento, pois depende da tensão disponível na rede elétrica. Para descobrir a disponibilidade de tensão da sua rede elétrica, verifique com um eletricista de sua confiança. 

Confira a tabela abaixo que resume a potência máxima disponível para carregadores alimentados em cada tipo de rede elétrica: 

Capacidade da bateria 

Quanto maior a capacidade da bateria, mais energia ela armazena e, portanto, mais tempo leva para carregar completamente. 

Tempo de recarga 

Existe a possibilidade de estimar o tempo sem considerar todos esses fatores. Para isso, precisa fazer o cálculo dividindo a capacidade da bateria pela potência de carregamento.

Tempo de carregamento (horas) = capacidade da bateria (kWh) / potência do carregamento (kW).

Agora que já sabe como calcular o tempo aproximado de carregamento do veículo elétrico e os principais fatores que influenciam, você pode escolher a melhor estrutura para carregar seu veículo. A Alba Energia possui modelos de estação para cada necessidade. Fale com nossos especialistas e saiba mais. Siga-nos nas redes sociais @albaenergia e acompanhe todas as novidades. 


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa
Você sabia que existem financiamentos para incentivar o uso de energia solar fotovoltaica? Você sabe o que é Energia Renovável? Venha visitar a Alba Energia Solar na Fipan Vale a pena investir em energia solar? UFPB inaugura usina solar com uso de IA Transição Energética: Entenda como ocorre no Brasil e conheça os 5Ds Tecnologias Sustentáveis 4 modelos para valorizar seu negócio Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são as mesmas coisas? Sistema Grid Zero: como funciona Saiba tudo sobre o sistema off-grid de energia solar Saiba tudo sobre a WEG Saiba o que são os chamados “órfãos do solar” Saiba como ganhar dinheiro com Energia Solar Saiba como ganhar dinheiro com energia solar Saiba como achar pontos de recarga para carros elétricos Risco de incêndios em sistemas fotovoltaicos? Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública? Quem possui energia solar paga conta de luz? Quem pode projetar um sistema fotovoltaico? Quantos eletropostos têm no Brasil?