fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Qual a diferença entre as voltagens 110 e 220?

A diferença entre as voltagens 110 e 220 está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

26/09/2022

Alba

Apesar de ser um tema bastante comum e presente em nosso dia a dia, muitas vezes, não nos damos conta do “porquê” de algumas coisas. Esse é o caso das voltagens 110 e 220, que ainda causam dúvidas na mente de muitos.

 

Antes de mais nada, precisamos esclarecer alguns conceitos de forma bastante simples. É preciso explicar que tanto o 110 quanto o 220 representam a tensão elétrica do produto, o que implica:

 

  • O quanto de corrente elétrica será necessário para o funcionamento do aparelho;
  • O alcance da potência que passa pelos fios;
  • Em controlar o ritmo da passagem de energia.

Então, onde se encontra a real diferença?

Todos os aparelhos eletrônicos já estabelecem em sua embalagem a potência que conseguem atingir em Watts (W), valor este que se mantém o mesmo tanto nas tensões 110 quanto 220. Dessa forma, o que muda de fato é a especificação do cabo.

 

A partir da fórmula: Potência (W) = Tensão (V) x Corrente (A), é possível perceber que quanto maior a tensão, mais corrente elétrica consegue passar pelo fio.

 

O cabo para aparelhos de tensão 110V tem uma espessura maior. Isso se dá porque os eletrodomésticos nestes modelos precisam de mais corrente elétrica para mantê-los funcionando. E os equipamentos de tensão 220V operam inversamente proporcionais, utilizam um cabo com o diâmetro menor, já que nestes passam menos corrente elétrica aproveitando da sua maior potência.

Pontos de atenção para o dia a dia

É de suma importância que você adquira os seus aparelhos eletrônicos em conformidade com a tensão padrão. Isso porque, caso a instalação da sua propriedade seja de 220V, por exemplo, haverá muita tensão sobre o aparelho de 110V. O que, consequentemente, levará à queima do aparelho na hora!

 

Por outro lado, um equipamento de 220V ligado em uma instalação de 110V, funcionará com metade do seu potencial. Nessa situação, ele até pode funcionar, mas não por completo. Sendo assim, ele também poderá acabar queimado, justamente pelo esforço excessivo para conseguir alcançar a potência que se propõe.

Propostas de soluções

  • A aquisição de equipamentos bivolt: essa é uma boa dica para se adaptar à rotina, já que equipamentos com a tensão bivolt são aqueles que conseguem operar tanto na tensão 110V, quanto na 220V.

 

  • Optar por adaptadores de tensão: o mais comum é o adaptador disponível para instalação na tomada, sendo nela o local em que acontecem as devidas compensações da entrega de corrente elétrica, para mais ou para menos.

 

E você, já sabia sobre essas diferenças entre as voltagens 110 e 220? Continue nos acompanhando para mais dicas e conteúdos como esse!

 

Aproveite também para nos seguir em nossas redes sociais, @albaenergia, e ficar por dentro das novidades. 


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa