fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Quais são as diferenças entre veículos híbridos e elétricos?

Como tudo em nossa sociedade, o setor automobilístico também passa por transformações. Na busca por automóveis mais eficientes e menos nocivos à natureza, surgem os carros híbridos e elétricos.

17/12/2021

Alba

Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), somente no primeiro semestre deste ano (2021), os veículos eletrificados atingiram um novo recorde quando comparado com as vendas realizadas no ano passado, 2020.

Contudo, apesar deste aumento na busca por esses veículos, será que realmente estão claras as diferenças entre esses dois modelos?

Vamos entender um pouco mais sobre os automóveis híbridos e elétricos a seguir. Acompanhe!

O que são veículos híbridos?

Os veículos híbridos possuem esse nome, justamente porque funcionam com dois motores diferentes que trabalham em conjunto: o elétrico e o motor à combustão. Além disso, eles podem ser classificados de três formas:

  • Híbrido-paralelo: na qual o veículo usa o motor elétrico para auxiliar o motor à combustão;
  • Híbrido-série: em que o motor à combustão carrega as baterias e só então elas alimentam o motor elétrico;
  • Híbrido-misto: nesse caso, os dois motores são responsáveis pela movimentação do carro. Enquanto nas velocidades mais baixas, quem assume é o motor elétrico, nas velocidades mais elevadas, é o motor à combustão.

E os veículos elétricos, o que são?

Esses veículos são movidos totalmente por energia elétrica, a partir da utilização de baterias recarregáveis. Eles possuem um plug-in, geralmente localizado na parte da frente do veículo para realizar sua recarga.

Existem diferentes formas de se abastecer os veículos elétricos:

  • Modelo residencial, também conhecido como Wall Box, que permite realizar a recarga completa do veículo na sua residência, em até oito horas.
  • Modelo semi-rápido que realiza a recarga completa em até duas horas.
  • Modelo rápido, responsável por carregar em meia hora 80% da bateria e em uma hora carregá-la completamente.

Vantagens e desvantagens desses veículos

O veículo híbrido tem mais autonomia na cidade, principalmente nos congestionamentos, do que na estrada. Isso porque ele permite a condução somente com o motor elétrico e, durante as frenagens, as baterias são recarregadas.

Contudo, há emissão de poluentes, já que os automóveis híbridos ainda utilizam o motor à combustão. Mesmo que em menores quantidades que os veículos convencionais, eles ainda causam impactos negativos à atmosfera.

Já o veículo elétrico, além de contribuir de forma mais assertiva com a redução de emissão de poluentes no meio ambiente, o modelo também traz outra vantagem: um motor silencioso, o que contribui para diminuição da poluição sonora, presente principalmente em grandes centros urbanos.

Outro benefício é a economia com os gastos para abastecimento do veículo, especialmente se você contar com a ajuda de um sistema de geração de energia limpa e promissora, como a fotovoltaica.

Com energia solar, você economiza em até 99% nos valores gastos com a conta de luz e ainda fica livre das bandeiras tarifárias. Ou seja, você pode usufruir do seu veículo elétrico sem quaisquer preocupações.

Você pode entender mais sobre veículos elétricos e energia solar aqui. Entre em contato com os nossos especialistas!

Aproveite também e nos acompanhe em nossas redes sociais, @albaenergia.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa