fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Por que discutir energia e sustentabilidade?

Discutir sobre energia e sustentabilidade é pensar no equilíbrio entre os recursos naturais e o que consumimos, além de garantir um futuro de qualidade.

27/05/2022

Alba

Você já parou para pensar na relação entre energia e sustentabilidade? É importante ressaltar que o setor energético é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais, especialmente quando falamos dos combustíveis fósseis. Dessa forma, mais do que nunca devemos pensar nas fontes de energia limpa. 

Energia limpa e sustentabilidade

A energia limpa é toda aquela que causa pouco ou nenhum impacto ambiental, como emissão de gases do efeito estufa, diminuição da biodiversidade e alterações físicas/químicas no ecossistema. 

 

Já como sustentabilidade, podemos entender de diversas formas: na biologia, por exemplo, pode ser compreendida como “a capacidade dos ecossistemas de recuperarem-se das agressões do homem e até mesmo do próprio meio ambiente”. Mas, de maneira geral, pode ser entendida como o equilíbrio entre o que a natureza pode nos fornecer, nossa forma de consumo e como podemos ter uma melhor qualidade de vida.

 

Dessa forma, tem a ver com o uso de fontes que não geram poluentes, como é o caso da energia limpa. 

 

Agora que foi possível entender a relação entre esses dois temas, vamos compreender mais a fundo a importância de discutir e refletir sobre eles.

 

Cada vez mais a sociedade se torna consciente sobre os impactos de suas ações e em como isso reflete em todas as áreas: econômica, social e ambiental. E é por isso que empresas dos mais diversos setores procuram formas de contribuir com as diretrizes do desenvolvimento sustentável e os próprios consumidores se tornaram mais seletivos quanto à escolha dos produtos e com quem compram. 

 

Como dissemos em momentos anteriores, o setor de energia é um dos principais responsáveis pelos impactos negativos na natureza, especialmente pensando no amplo crescimento dos centros urbanos, o que implica no maior consumo energético e, consequentemente, em questões como a emissão de gases poluentes, desmatamento e aquecimento global. 

 

Atualmente, a matriz energética mundial ainda é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis, como é o caso do carvão mineral e do petróleo, que somados resultam em 81,1% de toda a matriz, cenário ainda bastante desfavorável.

 

Por isso, é tão importante que se discuta sobre como encontrar soluções plausíveis para o equilíbrio entre a geração de energia e a sustentabilidade, como é o caso da fonte solar que, além de ser 100% limpa, também é considerada inesgotável e capaz de contribuir com o desenvolvimento econômico.

 

Outro ponto relevante sobre a tecnologia fotovoltaica é  poder contribuir com a imagem de uma empresa. Isso porque estamos falando de uma sociedade muito mais atenta e crítica às práticas sustentáveis que, ao perceber que a empresa utiliza fontes limpas e com zero índice de emissão de poluentes no meio ambiente, passa a valorizar muito mais aquela marca. 

 

Além disso, a energia solar é capaz de beneficiar a todos os segmentos, seja ele residencial, comercial, industrial ou do agronegócio. 

O que acha de conhecer mais sobre essa fonte tão promissora? Acesse nosso site e entre em contato com nossos especialistas. Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia, para acompanhar as principais novidades!


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa