A energia solar está presente em diversas propriedades no Brasil e logo no começo de 2023, em fevereiro foi registrado um número superior a 1,6 milhões de sistemas conectados à rede, segundo os dados do panorama da energia solar no Brasil, analisados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Diante disso, há informações e terminologias desconhecidas por parte dos interessados em um sistema fotovoltaico que podem se converter em dúvidas pertinentes. Contudo, no texto a seguir, explicaremos mais a respeito do que se refere a Hora de Sol Pleno ou Hora de Sol Pico (HSP).
O que é HSP?
A presente abreviação representa às Horas de Sol Pleno ou Horas de Sol Pico, isto é, uma grandeza que tem como indicativo o número de horas do dia, demonstrando a quantidade de radiação que atinge uma superfície por metro quadrado e pode alcançar as taxas de 1000 W/m² ou 1 kW/m².
As taxas apresentadas (1000 W/m² ou 1 kW/m²) são um valor de referência, da qual mostram uma hipótese da potência máxima. Com isso, a HSP é utilizada como um dos parâmetros essenciais para o dimensionamento do sistema fotovoltaico, a fim de estimular o potencial energético dessa fonte, em uma determinada região.
A Hora de Sol Pleno pode ser definida como a insolação, seja mensal, anual ou diária, recebida por uma superfície considerando alguns aspectos como a localização específica, a sua orientação e até o ângulo de inclinação.
Como o cálculo é realizado
A HSP é calculada a partir da divisão da irradiação do local que foi determinada, pelo valor padrão de 1000 W/m². Entretanto, o HSP por dia não informa a quantidade de horas que o sol atingiu em um dia, mas sim o equivalente à hora padrão.
Supondo, por exemplo, que a irradiação total tenha sido 8700 Wh/m², nesse caso a quantidade de horas de sol pleno seriam de 8,7 horas.
Para saber mais informações sobre o assunto e realizar um cálculo preciso é necessário ter acesso aos dados de mapas solarimétricos. No Brasil, as instituições que os oferecem são:
- CRESESB: Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito;
- INPE: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;
- CEPEL: Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
O impacto da HSP na instalação de um sistema solar
Como já vimos a sua importância, é possível afirmar que as Horas de Sol Pleno impactam diretamente no projeto de instalação de painéis fotovoltaicos. Isso se dá porque, em um local pré-estabelecido, a equipe de engenharia considera muitos fatores antes de instalar o projeto, como: a radiação solar, os ângulos incidentes, a inclinação do módulo e também o HSP.
Se você deseja economizar até 99% da conta de luz do seu comércio, indústria ou fazenda, faça uma simulação gratuita. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as novidades sobre o setor fotovoltaico: @albaenergiasolar.
Outros Posts
8 de janeiro de 2026
Planejamento energético 2026: como empresas e produtores podem reduzir custos desde o início do ano
Planejamento energético para 2026 garante redução de custos, previsibilidade…
22 de dezembro de 2025
O impacto do verão no consumo de energia
Consumo de energia aumenta no verão devido ao uso intensificado de…
18 de dezembro de 2025
Retrospectiva 2025: como a energia solar evoluiu e o que esperar de 2026
Energia solar supera 60 GW em 2025, impulsiona investimentos, empregos e…




