A micro e a minigeração de energia são sistemas fotovoltaicos, que têm como principal diferença na sua composição a potência instalada no seu conjunto, a quantidade de energia gerada e como o sistema é operado.
Ou seja, são usinas que captam a luz solar para gerar energia elétrica por meio de um sistema fotovoltaico.
Veja a seguir quais as principais diferenças entre a mini e a microgeração além dos seus principais benefícios.
Minigeração versus Microgeração
A possibilidade de gerar a própria energia por meio de fontes renováveis, como a energia solar, eólica, biomassa ou até de combustíveis fósseis, é possível há uma década graças a Resolução Normativa N° 482/2012 instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Com isso, desde o ano de 2012 compreende-se com o termo geração distribuída, a produção de energia no próprio espaço ou nas proximidades do imóvel, podendo consumir a própria energia gerada. Tendo isso claro, podemos ver qual a diferença da micro e minigeração.
A microgeração corresponde a uma central de energia com potência instalada de até 75 kW, que utiliza fonte renovável conforme a lei. Isto é, o termo abrange todo e qualquer sistema conectado à rede que seja menor que 75 kWp.
Já a minigeração de energia é uma central com potência instalada superior a 75kW até 5MW. Ou seja, a diferença entre elas é a potência que cada sistema possui e consequentemente, a sua produção.
Outra distinção importante é referente aos prazos dados às distribuidoras para a liberação do acesso ao gerador de cada um deles. O prazo para os micros pode ser de no mínimo 15 dias e máximo 30, já para os minis o prazo é de até 60 dias. Como já vimos que a microgeração leva menos tempo, vale destacar que ela também possui um processo mais simples.
Benefícios
Comércios, indústrias e empresas de grande, médio e pequeno porte podem aproveitar ambas as soluções.
Entre as vantagens estão a redução de até 99% na conta de luz, geração da própria energia, menos perdas elétricas e possibilidade de créditos energéticos.
E mais, o seu negócio estará contribuindo para uma redução nos impactos ambientais, ao optar por uma das energias mais limpas do mundo.
Além disso, para descobrir se utilizará um sistema ou outro, é preciso analisar a variação de consumo do seu estabelecimento e considerar o tamanho do espaço físico: se extenso ou menor. Isso porque cada modelo apresenta diferentes benefícios, com suas particularidades. A Alba Energia Solar cuida de todo o processo de instalação desde a análise da viabilidade até o pós-venda.
Para fazer um orçamento, entre em contato com um dos nossos especialistas. E ainda, nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade sobre o mundo do solar: @albaenergia.
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…




