a geração de energia do seu sistema fotovoltaico em dias nublados e chuvosos continua acontecendo, porém com menor eficiência.
25/03/2022
Alba
Essa é uma das grandes dúvidas de todas as pessoas que escolhem investir em energia solar fotovoltaica. E então, será mesmo que com pouca incidência solar não há geração de energia?
Confira, a seguir, como ocorre a produção de energia elétrica a partir do sistema fotovoltaico e qual o impacto dos dias nublados e chuvosos para essa produção. Acompanhe!
O sistema fotovoltaico funciona a partir da utilização de painéis fotossensíveis que têm como função coletar fótons da luz solar. Esses, por sua vez, ao se colidirem com os átomos de silício ou outro semicondutor do painel solar, geram um deslocamento de elétrons, criando uma corrente elétrica. A esse fenômeno damos o nome de “efeito fotovoltaico”.
A energia gerada é enviada para o inversor, equipamento responsável pela conversão da corrente para os padrões da rede da concessionária (corrente alternada). Depois, essa energia é injetada na rede elétrica do imóvel e já poderá ser utilizada pelo consumidor.
Agora que você já entendeu sobre o funcionamento, vamos ao questionamento: o que acontece em dias chuvosos ou nublados? A resposta é simples: o sistema continua funcionando, porém a geração de energia será mais baixa, com menor eficiência.
O que muitos não sabem é que os painéis solares geram energia a partir da irradiação solar e não do calor de um dia ensolarado. Sendo assim, a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados não deixa de existir, mas o seu grau de funcionamento será inferior, já que a concentração de nuvens torna a incidência solar nos painéis mais difusa.
Todavia, você não precisa se preocupar, pois não ficará sem energia elétrica. Isso porque, são em momentos como esse, de baixa produção, em que o seu sistema utiliza a energia gerada em excesso de um dia com mais incidência solar que foi devolvida à rede da distribuidora e transformada em créditos. Assim, você complementa sua fonte de consumo sem nenhum problema.
Obviamente, o nível de incidência solar nas placas fotovoltaicas impacta na produção de energia, entretanto ainda existem outros fatores que também podem influenciar e um bom exemplo é a quantidade de chuva na região. Mas, como?
Por mais que as nuvens carregadas diminuam a intensidade da radiação solar, elas também contribuem na limpeza dos painéis. Normalmente, os módulos acumulam resíduos e poeira, o que também dificulta a produção de energia elétrica. Ou seja, desde que não ocorram de forma intensa e frequente, a chuva pode ajudar no bom funcionamento do sistema.
É claro que o posicionamento dos painéis também impacta no nível de produção do seu sistema. Por isso, é de suma importância que você conte com uma empresa de energia solar experiente e que saiba analisar corretamente seu imóvel e o seu terreno para elaborar um projeto assertivo.
Você pode entender mais sobre os fatores que influenciam a geração de energia em outro artigo disponível em nosso blog clicando aqui.
Por fim, pudemos entender que, mesmo em dias nublados ou chuvosos, a produção de energia continuará acontecendo, ainda que de forma menos eficiente.
Conte com a Alba Energia Solar para elaboração de um projeto de excelência. Entre em contato com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Aproveite também e nos acompanhe em nossas redes sociais, @albaenergia.
Saiba mais sobre
energia solar