fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

O investimento em energia solar vale a pena?

O cenário energético mundial está em constante transformação, impulsionado por uma crescente conscientização ambiental e pela busca por alternativas mais econômicas. Com isso, surge uma pergunta crucial: "Investir em energia solar vale a pena?"

24/10/2023

Alba Energia Solar

1. Economia

Quando se trata de investir em energia solar, a economia é um dos principais atrativos, especialmente para empresas, indústrias e agronegócios. Com um sistema fotovoltaico instalado, é possível economizar até 99% na fatura de energia. Além disso, mesmo que você não utilize toda a energia produzida, são gerados créditos de energia pela rede distribuidora com validade de 60 meses.

2. Retorno sobre o investimento

O tempo de retorno depende de vários fatores, como o valor investido, a quantidade de consumo energético mensal e o tipo de financiamento. No entanto, o tempo médio de retorno do investimento, payback, em energia solar pode variar entre 3 a 5 anos.

3. Sustentabilidade

De acordo com a EPE – Empresa de Pesquisa Energética, a temperatura média da Terra aumentou cerca de 0,5°C nos últimos 100 anos, e espera-se que aumente 4°C até ao final do século. Uma das razões para esse crescimento é o uso de energia não renovável. Ao optar pela energia solar, você estará contribuindo para a redução das emissões de carbono e para a preservação do meio ambiente. Além disso, a energia solar é uma fonte limpa, renovável e sustentável, pois utiliza a energia do sol para gerar eletricidade, tornando-a uma fonte inesgotável. 

4. Valorização do Imóvel

A instalação de um sistema de energia solar pode valorizar a sua propriedade na revenda. Compradores estão cada vez mais interessados em imóveis com painéis solares, o que pode facilitar e tornar a venda mais lucrativa.

banner

5. Incentivos fiscais e financeiros

Existem incentivos governamentais para a instalação de sistemas de energia solar, como descontos fiscais e programas de financiamento com taxas de juros baixas. Isso torna o investimento inicial mais acessível e atrativo. Com a tecnologia mais avançada, o acesso à energia renovável aumentou. Atualmente, há muitas opções de financiamento para projetos de diversos portes, permitindo inclusive parcelamento e taxas de juros mais atrativas. 

Leia também: Você sabia que existem financiamentos para incentivar o uso de energia solar fotovoltaica?

Sim, investir em energia solar vale a pena!

Investir em energia solar vale a pena, tendo em vista que um sistema fotovoltaico dura mais de 25 anos e possui um tempo médio de retorno do investimento estimado entre 3 a 5 anos, segundo estimativas de entidades do setor. Então, são mais de duas décadas de economia. 

A Alba Energia Solar é especialista no assunto e atua no mercado fotovoltaico há mais de 13 anos. Entre em contato com um de nossos especialistas e faça um orçamento gratuito. Para saber mais sobre energia solar, acompanhe nossas redes sociais: @albaenergia.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa
Você sabia que existem financiamentos para incentivar o uso de energia solar fotovoltaica? Você sabe o que é Energia Renovável? Venha visitar a Alba Energia Solar na Fipan Vale a pena investir em energia solar? Usina solar flutuante garante maior área de aproveitamento UFPB inaugura usina solar com uso de IA Transição Energética: Entenda como ocorre no Brasil e conheça os 5Ds Tipos de energia: entenda o conceito Tecnologias Sustentáveis 4 modelos para valorizar seu negócio Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são as mesmas coisas? Sustentabilidade como fator estratégico na empresa Sistema Grid Zero: como funciona Sistema Agrovoltaico: inovação e sustentabilidade na agricultura Saiba tudo sobre o sistema off-grid de energia solar Saiba tudo sobre a WEG Saiba o que são os chamados “órfãos do solar” Saiba como ganhar dinheiro com energia solar Saiba como ganhar dinheiro com Energia Solar Saiba como achar pontos de recarga para carros elétricos Risco de incêndios em sistemas fotovoltaicos?