É nítido que o investimento necessário para a instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa é relativamente alto. Contudo, ele se torna bem mais acessível quando você conta com um bom financiamento.
Mas, será que esse financiamento vale a pena? Vamos descobrir essa resposta ao longo deste artigo, entenda!
Por que financiar?
Os últimos aumentos na conta de luz que vêm acontecendo no país tornaram a independência energética um sonho para muitos brasileiros.
Esse sonho pode ser facilmente alcançado ao investir em um sistema de geração de energia solar.
Os benefícios da energia solar são muitos, até mesmo porque, estamos falando de um projeto com vida útil de mais de 25 anos, baixa necessidade de manutenção, que auxilia na valorização do seu imóvel em 3% a 6% e que ainda oferece uma economia de até 99% na sua conta de luz, protegendo você contra os aumentos das bandeiras tarifárias.
Além disso, outro ponto positivo é que o retorno sobre o investimento é bastante rápido, podendo ocorrer em até 5 anos.
Vale lembrar também que hoje em dia, existem inúmeras linhas de crédito que facilitam muito mais o processo de financiamento do seu sistema. E você pode entender mais sobre como obter um bom financiamento do seu projeto fotovoltaico aqui.
A primeira estratégia equipara o valor da parcela do financiamento à economia gerada na conta de luz com o sistema de energia solar.
Para que isso seja feito, é necessário “pensar ao contrário”, ou seja, a partir da determinação do prazo de financiamento e tendo em mãos as taxas de juros disponíveis, chega-se ao volume de capital financiado. Ao final do financiamento haverá apenas o mínimo da fatura de energia que deverá ser pago mensalmente, podendo variar de R$50 a R$120 dependendo do tipo de sistema instalado.
Outra alternativa é o financiamento sem entrada, que facilita o acesso ao sistema fotovoltaico para quem não dispõe de altos valores iniciais.
Atualmente, inúmeras instituições financeiras oferecem linhas de crédito atrativas, como:
- O Banco do Brasil apresentou, em maio deste ano (2021), uma linha de crédito específica para a aquisição de sistemas de geração solar em residências, podendo financiar até 100% dos equipamentos, com carência de até 180 dias para pagar a primeira parcela;
- A Caixa Econômica Federal anunciou, também neste ano (2021), em novembro, linhas de financiamento para painéis fotovoltaicos residenciais com taxas a partir de 1,17%, podendo cobrir até 100% do projeto e apresentando carência de seis meses para o vencimento da primeira parcela;
- O Sicoob tem sua linha que financia o orçamento e a mão de obra para a instalação de projetos fotovoltaicos. Suas taxas começam a partir de 0,91% ao mês, com carência de até 90 dias para começar a pagar e prazo máximo de até 72 meses para quitação.
Além dos benefícios e das linhas de crédito disponíveis, a Alba Energia torna o financiamento do sistema fotovoltaico mais acessível, com possibilidade de entrada e parcelamento em até três vezes sem juros.
Nos preocupamos sempre em oferecer aos nossos clientes a melhor condição de pagamento e de forma personalizada. Por esse e todos os outros motivos apresentados anteriormente é que vale tanto a pena investir no financiamento em energia solar.
Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Estamos prontos para esclarecer todas a suas dúvidas e proporcionar a melhor experiência com sistemas de energia solar.



