Os módulos fotovoltaicos bifaciais, como o próprio nome diz, são aqueles que apresentam duas faces. Mas, o que isso significa, já que os raios solares incidem pela parte superior do módulo? 

Existe uma certa quantidade de luz difusa e refletida do solo que pode ser aproveitada pela parte traseira do módulo, desde que ele tenha sido projetado para isso.

Com o intuito de promover o aumento da geração de energia nas usinas fotovoltaicas, diversos fabricantes ao redor do mundo passaram a oferecer módulos solares que podem receber luz dos dois lados. Vamos entender mais sobre o tema neste artigo. 

Diferenças entre módulos convencionais e bifaciais

As estruturas dos módulos fotovoltaicos bifaciais são semelhantes às dos modelos convencionais. No entanto, a principal diferença está na composição das células, que possuem duas faces capazes de captar luz solar.

Enquanto os módulos convencionais contam com a parte traseira recoberta por uma camada metálica que bloqueia a passagem de luz, os módulos bifaciais utilizam um revestimento antirreflexo, permitindo a captação da radiação também pela parte posterior.

Diferença na construção dos módulos

Nos módulos fotovoltaicos convencionais, a parte traseira é formada por uma folha de plástico branco e opaco, que impede a entrada de luz. Já os módulos bifaciais utilizam uma lâmina de vidro traseira, possibilitando maior aproveitamento da radiação solar refletida.

Com isso, ocorre uma maior incidência de luz sobre as células, o que aumenta a produção de energia. Como resultado, os módulos bifaciais podem alcançar uma eficiência 30% a 50% superior em comparação aos modelos convencionais.

Atenção à instalação dos módulos bifaciais

Apesar da alta eficiência, os módulos bifaciais exigem atenção especial no momento da instalação. Eles não indicam os módulos bifaciais para sistemas instalados em telhados, conhecidos como sistemas rooftop.

Nesses casos, a parte traseira do módulo fica muito próxima à superfície do telhado, o que reduz significativamente a incidência de luz e inviabiliza o aproveitamento do efeito bifacial.

Onde os módulos bifaciais são mais indicados?

Por essas características, os módulos bifaciais são mais utilizados em áreas rurais, terrenos abertos ou locais com grande incidência solar. Esses ambientes permitem melhor aproveitamento do espaço e maior captação da radiação refletida.

Além disso, o projeto deve considerar fatores como:

  • Ângulo de inclinação dos módulos;

  • Altura da instalação;

  • Tipo de solo.

Solos com baixa refletividade, por exemplo, reduzem o ganho adicional de energia e comprometem a performance do sistema.

Importância de um projeto bem elaborado

Diante dessas variáveis, contar com uma empresa especializada é fundamental. Uma equipe técnica qualificada garante o correto dimensionamento do sistema e o máximo aproveitamento da energia solar fotovoltaica.

Você já conhecia os módulos fotovoltaicos bifaciais? Inovações como essa mostram o avanço da tecnologia solar e reforçam o crescimento da energia solar no Brasil e no mundo

Continue nos acompanhando em nosso blog e em nossas redes sociais, @albaenergia, para ficar por dentro das principais curiosidades, inovações e notícias do setor de energia solar! 

“Acreditamos que a energia solar é fundamental para construir um futuro mais sustentável e humano.”

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades Alba Energia.

melhor-painel-solar-alba-energia-minas-gerais

Privacy Preference Center