fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Geração de energia solar chega ao mesmo patamar da energia eólica no Brasil

No seu melhor ano e em comemoração a uma década de regulamentação no país, a energia solar se iguala no número de instalações da energia proveniente do ar.

17/02/2023

Alba Energia Solar

 

Em janeiro de 2022, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou suas expectativas em relação ao setor. A instituição projetou que esse, até então, poderia ser o melhor ano da energia proveniente do sol no país, desde 2012. 

 

Nos primeiros dias de 2023, os resultados em relação à potência gerada no país foram exibidos e essa perspectiva foi confirmada: os números de instalações do setor, se igualavam com a segunda matriz energética do Brasil, a fonte eólica. 

 

Dominando os telhados e solos do Brasil, as instalações de painéis solares vêm crescendo surpreendentemente, ultrapassando outras fontes limpas e renováveis, com os seus incontáveis benefícios e a redução de até 99% na sua conta de luz.

 

Leia ainda: Descubra tudo sobre a pegada de carbono

 

Resultados expressivos

 

Ao longo de dez anos, a energia solar cresceu expressivamente. Entre os anos de 2012 e 2022 houve um aumento de mais de 40% na demanda em um único ano (2022), R$113,3 bilhões recebidos em novos investimentos, 670,7 mil novos empregos gerados e R$35,5 bilhões de arrecadação de tributos, conforme informa o panorama da associação de energia fotovoltaica no Brasil. Em 10 anos de funcionamento, a geração de energia solar ultrapassa a de usinas eólicas e a tendência é que seja apenas o começo.

 

E mais, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aponta que nos próximos anos a previsão é que mais de 70% da energia operante no país seja resultado de um sistema solar fotovoltaico. Segundo a Absolar, em fevereiro de 2023, são mais de 1,6 milhões de sistemas instalados por todo o território nacional e os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Rio Grande do Sul são os que lideram o ranking nacional de geração distribuída.

 

 

Perspectivas para o futuro 

O Brasil vem se mostrando cada vez mais preocupado em ser uma nação sustentável, colocando em pauta assuntos diversos ligados à sustentabilidade, entre eles a energia renovável, como a solar. Na 27º Conferência das Nações Unidas, no ano de 2022, as discussões sobre as mudanças climáticas foram o foco principal da reunião e o país divulgou durante o evento o slogan “o futuro da energia limpa é o presente do Brasil”. Uma vez que, iniciativas privadas e estatais estão sendo criadas, em apoio a instalação dos sistemas fotovoltaicos, além de outras medidas que visam o bem do meio ambiente.

 

Veja Ainda: 27° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

 

Diante disso, o presidente-executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, contou em entrevista ao Jornal Nacional, que é projetado até o fim de 2023, a instalação de 34 GW de potência elétrica em todo o território nacional. E que até 2030 é previsto que o Brasil se torne uma das primeiras nações do mundo, com o uso de uma energia 100% limpa e sustentável.

 

Quer instalar o sistema de energia solar no seu negócio, indústria ou agronegócio? Fale com nossos especialistas. E siga-nos nas redes sociais: @albaenergiasolar.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa
Você sabia que existem financiamentos para incentivar o uso de energia solar fotovoltaica? Você sabe o que é Energia Renovável? Venha visitar a Alba Energia Solar na Fipan Vale a pena investir em energia solar? Usina solar flutuante garante maior área de aproveitamento