Como funciona o estacionamento solar
Toda indústria ou comércio como um supermercado, por exemplo, necessita de um amplo espaço para garantir mais segurança, praticidade e conforto para seus consumidores e colaboradores.
O estacionamento solar é uma forma de trazer um novo uso para o local e transformá-lo em uma verdadeira usina de geração de energia própria. No processo de instalação, as placas solares são instaladas no teto do estacionamento.
Dessa forma, a energia solar captada é convertida em energia elétrica para suprir as demandas energéticas do estabelecimento ou até mesmo fornecer assistência aos consumidores, principalmente quando falamos em carros elétricos.
Em alguns casos, pode-se realizar a instalação de carports solares com dimensões e angulação personalizados, com o objetivo de captar maior quantidade de radiação solar e, assim, aumentar a sua eficiência.
6 principais vantagens da tecnologia
1. Economia de energia elétrica
Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens em instalar um sistema solar no estacionamento. Além de não necessitar de investimentos extras em outras áreas do terreno, o teto solar gera uma economia de até 99% do local.
Além disso, a durabilidade do sistema solar é de mais de 30 anos, ou seja, há muito tempo de economia e sem dor de cabeça com o aumento da energia elétrica. Vale ressaltar que os aumentos na conta de luz aumentam dia após dia.
Já é esperado um aumento de 20% na conta de luz nos próximos anos. Então, vale a pena começar a se precaver.
Leia também: Por que é importante instalar energia solar no supermercado?
2. Valorização do espaço físico
Investir em energia solar colabora com a valorização do imóvel. Toda a estrutura impressiona qualquer visitante. Se, porventura, houver interesse futuro na venda do estabelecimento, ele pode se valorizar em até 30%.
Além disso, melhora a imagem da empresa quanto à sustentabilidade da marca, visto que cada vez mais clientes se preocupam com o impacto que as organizações causam ao meio ambiente.
Com isso, há um aumento da confiança no negócio, o que reflete diretamente no seu potencial competitivo.
3. Expansão de serviços prestados
Aqui podemos dar como exemplo um supermercado e um posto de gasolina. Em ambos os casos, os estabelecimentos podem expandir a oferta de serviços e oferecer aos clientes e colaboradores um serviço de carregamento de bateria de carros elétricos, por exemplo.
Com essa iniciativa, o tempo para o retorno de investimento no sistema cai consideravelmente, uma vez que a economia e o ganho extra podem ser destinados à quitação do projeto em um curto espaço de tempo.
Leia também: Como utilizar a energia solar em posto de combustível
4. Capacidade energética suficiente
Dependendo do projeto e tamanho do local, o sistema fotovoltaico tem capacidade suficiente para suprir toda a demanda energética. Dessa forma, quanto maior o projeto, mais tranquilidade para o dono do local.
Além disso, há o benefício do autoconsumo remoto, que consiste em utilizar os créditos obtidos para quitar o consumo energético de outro estabelecimento, desde que tenham a mesma titularidade.
Leia também: Vale a pena investir em energia solar em momentos de crise?
5. Ideal para qualquer localidade
Mesmo que não haja viabilidade quanto a uma área específica no telhado ou espaço físico apropriado, o estacionamento solar é uma excelente alternativa. Um bom exemplo é a geração de energia solar em condomínios.
6. Reduz custos com manutenção do estacionamento
Se o estabelecimento já conta com um espaço destinado exclusivamente para o estacionamento, as placas solares podem ajudar a reduzir custos. Isso porque, o módulo fotovoltaico é de alta resistência e durabilidade, que pode funcionar ainda como uma proteção extra para os automóveis.
As placas solares são resistentes a granizo, tempestades e certos impactos. Além disso, não exigem manutenção frequente, reduzindo também custos nesse sentido.
Os estacionamentos solares estão cada vez mais comuns no país. Podemos citar como exemplo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que possui um sistema solar com 414 painéis e que pode gerar energia para abastecer até 70 casas. Energia limpa e renovável que é distribuída por todo o Campus.
Agora você já conhece tudo sobre essa grande inovação tecnológica. Quer aprender mais sobre o efeito fotovoltaico? Então, acesse este conteúdo, pois mostra passo a passo como o sistema funciona.
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!