fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Entenda a diferença entre energia sustentável, renovável e limpa

É inegável que a vida do homem se transformou completamente após o uso da energia elétrica. Praticamente, todas as atividades que nós realizamos, hoje, precisam de energia, principalmente com a evolução constante das tecnologias e o uso mais intenso dos aparelhos eletrônicos.

26/11/2021

Alba

É inegável que a vida do homem se transformou completamente após o uso da energia elétrica. Praticamente, todas as atividades que nós realizamos, hoje, precisam de energia, principalmente com a evolução constante das tecnologias e o uso mais intenso dos aparelhos eletrônicos.

Assim sendo, a busca por fontes energéticas renováveis, limpas e sustentáveis cresce a cada ano no Brasil e no mundo e, mesmo que essas expressões pareçam sinônimos, existem algumas diferenças entre elas.

Você sabia que uma energia renovável ou limpa não é necessariamente uma energia sustentável, por exemplo? Vamos entender o que cada uma dessas classificações de energia significa. Entenda!

Energia Limpa

A energia limpa é compreendida como uma fonte que possui baixo impacto ambiental, levando em consideração certos critérios de impacto, como emissão de gases do efeito estufa, diminuição da biodiversidade e alterações físicas/químicas no ecossistema. Na produção e no consumo, os exemplos mais comuns são a energia eólica e a solar.

Energia Renovável

Esse modelo de energia é produzido com o uso de recursos naturais que se renovam ou podem ser renovados, ou seja, é uma energia gerada a partir de reservas cíclicas.

A forma conhecida mais antiga de energia renovável é a queima da lenha, já que replantar as árvores garante seu suprimento. Contudo, não podemos considerá-la uma fonte limpa, pois durante o processo de queimada há liberação de gases nocivos ao meio ambiente.

Ademais,  existem as energias produzidas a partir do movimento da água (por meio de turbinas nos rios ou nas ondas do mar), pela luz solar, pelos ventos e pelos biocombustíveis que também são consideradas renováveis.

Energia Sustentável

Uma energia é considerada sustentável quando existe um equilíbrio entre a produção e o consumo, ou seja, quando ela é utilizada em quantidade e velocidade proporcionais à capacidade que a natureza tem de repô-la, como, por exemplo, a energia solar.

A energia sustentável também envolve o equilíbrio entre desenvolvimento social, econômico e a preservação do meio ambiente.

No Brasil, em que a maior parte da produção de energia elétrica é proveniente das hidrelétricas, muitas pessoas acabam confundindo e associando como uma fonte simultaneamente limpa e renovável.

Porém, mesmo que alguns especialistas a considerem renovável, já que utiliza um recurso cíclico, a água, as hidrelétricas não podem ser realmente considerados uma fonte de energia limpa . Isso porque existem alguns danos causados no meio ambiente por suas construções, como alagamentos e interferências nas populações que habitam a região.

Energia Solar

Como você pôde perceber, a energia solar foi umas das poucas que apareceu em todas as classificações de energia. Sendo assim, podemos entendê-la como uma fonte com grande potencial.

Além de ser considerada limpa, renovável e sustentável, a energia fotovoltaica também traz outros benefícios, como a contribuição com as suas finanças, trazendo economia de até 99% nos gastos com a conta de luz.

O que você acha de conhecer um pouco mais?

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a energia solar pode impactar positivamente a sua vida e os seus negócios!

Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia.


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa