Como funciona a energia solar residencial
Cada dia que passa se torna essencial compreender como funciona a energia solar para driblar os altos reajustes de tarifas das contas de luz que estão ficando cada vez mais caras.
De modo geral, podemos definir a energia solar como uma energia eletromagnética, cuja fonte é o sol. Ela é captada através da conversão da luz solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.
Para realizar a instalação, a primeira coisa que deverá ser feita é uma avaliação em toda a estrutura da casa. Em seguida, a equipe realiza a instalação das placas solares conectadas à rede elétrica. Por meio do inversor solar, os painéis convertem a energia do sol em energia elétrica.
Caso a geração de energia seja superior a utilizada pelos equipamentos da casa, o excedente será injetado na rede da distribuidora de energia elétrica. Dessa forma, a partir do momento da instalação, sua conta de luz chegará discriminando: a energia consumida e a energia injetada. Essa energia injetada se transformará em créditos ao consumidor, que poderá abater (até 100%) da sua conta de luz consumida.
As placas solares de alta qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3.2mm à prova de granizo. Portanto, são bem resistentes e eficientes.
Vale ressaltar que a energia solar pode ser aplicada a diversos usos na área industrial, comercial, inclusive, residencial.
Um fato curioso é que a cada instante, o sol libera pequenos pacotes de energia, os quais chamamos de fótons. A quantidade de fótons por hora que chega ao nosso planeta é suficiente para abastecer todas as casas por cerca de 1 ano.
Afinal, vale a pena investir em energia solar residencial?
Sem dúvidas, o maior benefício da energia solar em residências é a redução da conta de energia. Em alguns casos, é possível economizar até 99%.
Como dissemos anteriormente, quando não há a utilização da energia gerada, essa energia é “emprestada” à distribuidora. Dessa forma, a distribuidora tem a obrigação de ressarcir o consumidor por meio de créditos energéticos.
Esses créditos podem ser utilizados para abater o valor da conta de energia e são válidos por até 5 anos. Outro ponto que ilustra o custo-benefício desse sistema é que todo o equipamento tem duração de vida útil estimada em até 25 anos.
Então, podemos concluir que vale a pena sim investir em energia elétrica solar residencial, tendo em vista a grande economia que ela pode gerar ao longo do tempo.
Como produzir a sua própria energia
Para produzir a energia solar fotovoltaica você precisará de um kit de energia solar que é composto por placas solares, estrutura de fixação, cabos, conectores e inversor solar fotovoltaico, além de outros equipamentos de instalação importantes.
Justamente por isso que é recomendado solicitar ajuda de uma empresa com profissionais capacitados, pois somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia solar residencial na distribuidora para que você consiga receber seus créditos de energia.
No entanto, é preciso avaliar minuciosamente a empresa que você irá contratar. Escolha a empresa que já possui um bom tempo de mercado, já conta com vários clientes satisfeitos, ofereça um atendimento de excelência e custo-benefício para você.
A Alba Energia e Automação está no mercado há mais de 10 anos, atuando com soluções energéticas de economia para grandes empresas, indústrias e residências. Entre em contato agora mesmo com um de nossos representantes e solicite mais informações sobre como instalar placas de energia solar em sua casa!