A energia solar vem conquistando seu espaço cada vez mais no Brasil e no mundo.
04/12/2020
Alba
A energia solar vem conquistando seu espaço cada vez mais no Brasil e no mundo. Grandiosa por ser considerada uma energia limpa, sustentável e inesgotável, além de contribuir com o meio ambiente é capaz de gerar grande economia a seus usuários. Você que já conhece um pouco dessa tecnologia, vai ficar encantado ao saber das diversas formas que pode ser utilizada e como é o projeto em algumas partes do mundo. Continue a leitura e veja os principais projetos ao redor do nosso planeta.
Sendo considerada a maior usina solar do mundo, localizada em Zhongwei, com potência solar de 1547 MW instalada, com uma ocupação de 1.200 km. A China tem mais capacidade de energia solar do que qualquer outro país do mundo, com gigantescos 130 gigawatts.
Com mais de 5 mil hectares de extensão, conta com mais de 4 milhões de painéis instalados e tem capacidade de gerar aproximadamente 1.000 megawatts, chegando a gerar 8 milhões de kWh em dias ensolarados.
A Solar Star Farm trata-se de uma usina solar fotovoltaica, localizada na Califórnia. Possui capacidade instalada de 579 MW e abastece mais de 250 mil casas contando com mais de 1.7 milhões de painéis solares em seu complexo gerador.
Outro projeto que merece destaque é a usina termo-solar Ivanpah Solar Electric Generating System. São cerca 13 km² no deserto de Mojave, que rendem energia para 140 mil casas na região Sul do Estado da Califórnia dos Estados Unidos da América. O destaque está no mega sistema de espelhos que direcionam o reflexo da luz e calor solar para torres onde ocorre a geração de energia elétrica. Ao todo o sistema conta com 347 mil espelhos, todos eles controlados por computador, e três torres com 140 metros de altura. A produção de energia é em média 392 megawatts.
Essa usina é do tipo solar térmica com planos de fornecer energia para um milhão de pessoas até 2020. Essa usina está no deserto do Saara e apresenta capacidade de 579 megawatts. Ainda em expansão, o projeto para a quarta fase de crescimento está acontecendo, e todas as fases custarão 9 bilhões de dólares.
Essa estrutura em forma de asa elegantemente “pousada” no solo abriga desde 2002 o Museu da Energia Solar, mais conhecido como Sanyo Solar Ark. Semelhante a um arco de 315 metros de largura e 37 m de altura. Localizado na Província de Gifu, no centro do Japão, o impressionante edifício possui mais de 5 mil painéis solares e produz mais de 500 mil kWh de energia por ano. A fachada da atração, que também abriga centro de pesquisa em tecnologia solar da Sanyo, também é coberta por lâmpadas leds, que se iluminam à noite.
Saiba mais sobre
energia solar