Quem busca investir em energia solar fotovoltaica sabe que um dos maiores benefícios é a redução de custos com a energia elétrica. Mas como fica a conta de luz? Como analisar a forma de cobrança e comprovar a economia?

Já no primeiro mês após a instalação do sistema de energia solar é possível perceber a economia, mas por apresentar algumas especificações distintas, muitas pessoas têm dúvidas sobre como interpretar a conta de luz. Separamos algumas dicas que serão muito úteis para você. Confira!

Como interpretar a conta de luz após a instalação do sistema de energia solar

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que todo o processo de faturamento é fiscalizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), já que é o órgão responsável por definir o tipo de cálculo sob um sistema de compensação de energia elétrica, também conhecido como net metering.

Esse sistema garante que o consumidor transforme a própria geração de energia em créditos para abater o consumo de eletricidade do local. Se a geração for maior que o consumo, o consumidor poderá usar o saldo positivo, que é válido por até 5 anos, para reduzir a fatura do mês seguinte.

Outra questão é que o layout da fatura poderá variar de acordo com a distribuidora local. No entanto, vamos nos basear em um modelo básico da CEMIG, distribuidora de Minas Gerais.

Análise do cálculo da taxa mínima

Quando falamos em cobrança de taxa mínima, significa que haverá na conta de luz uma cobrança que soma os custos operacionais + a taxa de iluminação pública. Na fatura da CEMIG, por exemplo, essa cobrança aparece como: custo disponibilidade.

A cobrança acontece quando o consumo é menor do que o estipulado pela ANEEL, a qual consta na norma 414/2010.

Interpretando as classes e subclasses

Uma mudança significativa que a conta de luz apresenta após a instalação do sistema de energia solar é a inclusão das subclasses. Isso consiste em divisões das classes de consumo de cada perfil de consumidor, por exemplo, residencial, industrial, comercial, rural, etc.

Sendo assim, é uma forma de indicar que o consumidor adere a geração distribuída.                                                            .

Tipo de medição

Nesse campo, você poderá fazer a leitura completa e terá acesso a detalhes do seu sistema fotovoltaico. Detalhes como cobrança atual, medição e consumo de energia mensal podem te ajudar a compreender a situação da fatura.

Conceito de energia injetada

Ainda nesse mesmo campo de tipo de medição, você verá uma informação importante: a taxa de energia injetada. O termo refere-se ao excedente de energia, que significa, se a energia gerada for maior do que o consumo, o excedente será anotado em forma de créditos.

Informações gerais

É um campo específico para resumir toda a sua conta de luz. Portanto, você terá acesso a informações como saldo de energia injetada, detalhes da bandeira tarifária e detalhes dos meses anteriores.

Cobrança de impostos

Quem possui um sistema de geração de energia própria é beneficiado com a isenção de impostos.

Vale ressaltar que alguns estados ainda cobram ICMS — Amazonas, Santa Catarina e Paraná. Nesses casos, o governo calcula o imposto sobre o valor acumulado dos créditos.

banner economize 99% - branco

Como proceder em caso de eventuais dúvidas

De modo geral, a distribuidora de energia elétrica fica responsável por sanar dúvidas e fornecer todas as informações após a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica.

No entanto, a Alba Energia, além da instalação faz um acompanhamento durante o primeiro mês. Assim, você pode contar com o apoio de nossos representantes e consultores para eventuais dúvidas.

Quer saber mais sobre como você pode economizar na conta de luz? Fale agora mesmo com um de nossos representantes e conheça nossas soluções!

Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!

Outros Posts

“Acreditamos que a energia solar é fundamental para construir um futuro mais sustentável e humano.”

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades Alba Energia.

melhor-painel-solar-alba-energia-minas-gerais

Privacy Preference Center