fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Energia solar e carros elétricos: como funcionam?

Carros elétricos e Energia Solar formam uma combinação sustentável e que está chamando a atenção do mercado mundial.

29/01/2021

Alba

Carros elétricos e Energia Solar formam uma combinação sustentável e que está chamando a atenção do mercado mundial.

Uma pesquisa do G1, constatou que haverá um crescimento de até 500% no mercado de veículos elétricos aqui no Brasil dentro de cinco anos. Quanto ao cenário mundial, os números são ainda mais animadores. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), mais de 56 milhões de carros elétricos circularão até 2040.

Como pudemos perceber, a tendência é que cada vez menos carros à combustão sejam vendidos nos próximos anos. Aliás, um projeto que prevê a proibição da venda de carros movidos a gasolina e diesel foi aprovado pelo senado, começando a valer a partir de 2030.

Resolvemos separar algumas informações importantes sobre essa inovação tecnológica. Confira a seguir e fique por dentro!

Como funciona um carro elétrico?

Estamos prestes a ver muitos carros elétricos híbridos sendo vendidos aqui no Brasil nos próximos anos. Isso porque a tecnologia é muito mais barata e mais acessível aos consumidores, claro, em um primeiro momento.

Veículos híbridos possuem um sistema de combustão convencional, mas que não serve para a locomoção. Sua função é, justamente, para o carregamento da bateria, além da otimização da autonomia.

Por outro lado, existem outras formas de recarregar a bateria de um veículo híbrido. É possível utilizar as tomadas, em qualquer posto de alimentação, ou aproveitar a chamada: frenagem regenerativa. Consiste em frear o veículo para transformar a energia cinética em eletricidade, que alimentará a bateria.

Geração de energia sustentável

O automóvel foi projetado para colaborar com a sustentabilidade, já que reduz significativamente a missão de gás carbônico. Só para se ter uma ideia, um automóvel tradicional a gasolina emite, em média, 120 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado.

O maior problema não é só o CO² emitido, mas sim a libração de outros gases poluentes como o Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e Material particulado (MP).

Cada um desses gases leva um efeito negativo para a nossa camada atmosférica. Além disso, são responsáveis por causar sérias complicações de saúde nos seres humanos, ou seja, totalmente tóxicos.

A inovação tecnológica por um bem maior

É inegável o fato de que a Energia Solar trouxe muita inovação tecnológica com a geração de energia limpa. Como um bom exemplo, podemos citar os estacionamentos sustentáveis, que auxiliam tanto na alimentação de carros elétricos como na redução de custo energético para o estabelecimento.

Os carros elétricos movidos a energia solar já se tornaram uma realidade. Futuramente, poderemos ter carros elétricos que poderão armazenar energia suficiente até para abastecer uma casa.

Para entendermos de forma bem prática, o carro elétrico solar utiliza as baterias ou células embutidas que captam a energia do sol. Além disso, existe os painéis solares nos tetos e a eletricidade gerada é capaz de movimentar o automóvel por até 30km por dia.

Como você pôde perceber, a inovação dos carros elétricos só terá impacto ambiental e social positivo se houver relação com o uso da Energia Solar. Estamos caminhando para isso.

E você, o que acha de fazer parte dessa inovação que promete mudar o futuro da humanidade? Entre em contato agora mesmo com um de nossos representantes e solicite um orçamento. Temos o projeto ideal para você!


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa