Um dos setores mais afetados durante a crise de pandemia da Covid-19 é o setor de distribuição de energia elétrica. Com as indústrias e comércios parados, as distribuidoras estão enfrentando dificuldades para cobrir despesas.

A MP nº 950/20 publicada no site do Governo elenca medidas temporárias emergenciais destinadas ao setor elétrico para enfrentamento do estado de calamidade pública. Além disso, prevê descontos ou isenção do pagamento de conta de luz para consumidores de baixa renda.

Dentre outras medidas, possibilitou a tomada de um novo financiamento para as distribuidoras arcarem com os custos e prejuízos decorrentes dos efeitos da pandemia aqui no Brasil.  

O empréstimo destinado às distribuidoras e o impacto no bolso do consumidor

A Conta-Covid é um financiamento criado na pandemia, inicialmente estimado em até R$ 15 bilhões para cobrir despesas do setor elétrico durante o isolamento social.

Contudo, diante do cenário atual, há forte potencial para que esse valor atinja a casa dos R$17 bilhões com parcelamento de até 7 anos, em parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

O impacto do auxílio varia conforme diversos fatores, mas a estimativa é de um aumento de cerca de 20% nas contas de energia de residências e empresas nos próximos anos. O estudo foi levantado pela ABRACE (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres), em parceria com mais 50 entidades empresariais.

Segundo a nota da ABRACE, os encargos cobrados na conta de energia terão efeitos indiretos como o achatamento do comércio, redução do orçamento familiar e a compressão da indústria. Portanto, o aumento na tarifa irá impactar diretamente a inflação e o crescimento econômico.

As distribuidoras já preveem aumento da inadimplência, e a ANEEL proibiu o corte de energia por falta de pagamento durante o período mais crítico da pandemia. O Governo vê o financiamento como uma forma de evitar inadimplência das distribuidoras e um efeito cascata no setor elétrico. Mas mesmo com o modelo ainda em estudo, o financiamento será repassado aos consumidores e cobrado nas contas de luz por meio de encargos tarifários.

Vantagens da energia solar durante e pós Covid-19

Os custos com a energia elétrica podem subir consideravelmente, o que afeta tanto o cidadão quanto os setores empresarial e industrial. Nesse contexto, tornou-se imprescindível investir em um tipo de fonte de energia sustentável, limpa e renovável.

Considerar a tecnologia do sistema de captação de energia solar é uma forma de minimizar as consequências negativas da crise que estamos passando. Hoje, a energia solar está muito mais viável e traz benefícios significativos na redução de custos para os consumidores.

O uso da energia solar é uma solução inteligente que beneficia o consumidor e reduz os impactos da crise energética.

Entre em contato com a Alba Energia agora mesmo e saiba como reduzir a sua conta de luz até 99%. Esteja preparado para os efeitos da Covid-19! Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!

Outros Posts

“Acreditamos que a energia solar é fundamental para construir um futuro mais sustentável e humano.”

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades Alba Energia.

melhor-painel-solar-alba-energia-minas-gerais

Privacy Preference Center