É inegável a sensação de incerteza nesse momento em que estamos vivendo. A chegada do Coronavírus ao Brasil tem lançado um desafio extra para empresas de todas as áreas de atuação.

Diante das medidas drásticas que estão sendo tomadas para evitar a propagação da doença surgem mudanças significativas que alteram a forma de consumo da população. Várias empresas já estão fechando as portas ou alterando a jornada de expediente.

Com base nesse cenário, será que é possível passar por essa crise sem “afundar” o negócio? Existem medidas importantes que podem ser tomadas com a finalidade de reduzir custos sem que isso impacte negativamente no negócio. Confira!  

5 medidas de redução de custos para driblar a crise

1 – Faça uma avaliação de custos

Antes de mais nada, é preciso fazer um levantamento de todas as despesas e receitas dos próximos meses. É de suma importância que o gestor priorize os custos fixos e enxugue o máximo possível os custos variáveis.

2 – Adiar pagamento das dívidas e impostos pode ajudar

De acordo com uma medida tomada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) com o propósito de ajudar pessoas físicas e microempresários, os bancos foram autorizados a prorrogar por até 60 dias o prazo para pagamento de dívidas e empréstimos.

Essa flexibilização visa estimular a economia. Sendo assim, vale a pena considerar empréstimos para manter a empresa funcionando e ter tempo suficiente para reorganizar o impacto econômico nos próximos 6 meses.

3 – Avalie a possibilidade de trabalho remoto

Muitas empresas já estão adotando este modelo de trabalho com o intuito de proteger os funcionários e manter a remuneração. É uma medida interessante. Por isso, avalie a possibilidade de ao menos alguns cargos continuarem em atividade por trabalho remoto. Isso ajuda a reduzir custos extras como manutenção de vale refeição, vale transporte, dentre outros.

4 – Considere realizar vendas on-line

Manter contato com os clientes é primordial para vendas futuras. Logo, vale a pena abrir um canal de comunicação on-line, o qual ofereça suporte para a realização de vendas e promoção.

No caso de empresas que lidam com o setor alimentício, é aconselhável a utilização de redes sociais para promover o negócio. A entrega dos produtos é liberada, desde que haja respeito aos critérios de higienização e controle para evitar a propagação do vírus.

5 – Implementar um sistema de energia solar

O investimento em um sistema de energia solar de qualidade tem como objetivo promover a redução de custos com a conta de luz, que é uma das despesas mais altas das empresas.

Além da economia diretamente relacionada à conta de eletricidade, existem diversos outros benefícios relacionados à geração de energia solar, como por exemplo, a redução de danos ao meio ambiente.

É fato de que os impactos negativos surgirão após essa crise que estamos presenciando. Contudo, tomando as medidas corretas é possível sim passar por esse desequilíbrio sem afetar muito o andamento dos negócios. É hora de começar a fazer um planejamento rigoroso com ações futuras de resultados. Conte com a Alba Energia Solar!

Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!

Outros Posts

“Acreditamos que a energia solar é fundamental para construir um futuro mais sustentável e humano.”

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades Alba Energia.

melhor-painel-solar-alba-energia-minas-gerais

Privacy Preference Center