A energia solar é uma estratégia para reduzir a sua conta de luz e preservar o meio ambiente. Você sabia que a economia pode chegar em até 99% e poderá pagar a penas a taxa mínima da concessionária?
Hoje, porém, nosso foco não é falar dos benefícios — que são muitos —, mas esclarecer uma dúvida muito comum entre quem decide instalar um sistema fotovoltaico: como ler a conta de luz?
Não se preocupe! Para facilitar, preparamos esse material que explicará como você pode entender a sua fatura!
Energia Ativa: é tudo aquilo que você consome da rede distribuidora
Energia injetada: são os créditos que você não utilizou de forma instantânea e são injetados na sua conta de energia.
A produção considerada deve ser a do período de leitura da concessionária, que está no item equipamentos de medição/datas de leitura. Esses dados de produção você encontra em seu monitoramento.
Como entender a conta?
A fatura de energia é divida em blocos: começo, meio e fim. Na parte superior, você encontrará informações como a identificação do consumidor, modalidade tarifária, grupamento, tipo de ligação e número da unidade consumidora.No centro, há um quadro com a discriminação das quantidades e valores dos produtos e serviços. Na parte inferior, aparece o histórico de faturamento e consumo.
Número do Cliente
O número do cliente nunca muda. Ele é vinculado ao CPF ou CNPJ do proprietário.Número da Instalação
É o número referente ao local que está instalado o medidor.Tipo de Classe
Existem três tipos de classificação: monofásico, trifásico e bifásico. A diferença entre cada classe está relacionada ao tipo de condutor da rede elétrica.Subclasse
Subclasses são divisões das classes de consumo relativas a cada tipo de consumidor, podem ser: comercial, residencial, industrial, rural ou poder público.Modalidade Tarifária
É definida de acordo com o grupo tarifário em que o consumidor está classificado. O grupo A são os atendidos em média ou alta tensão, acima de 2,3kw. O grupo B são os consumidores atendidos em baixa tensão, abaixo de 2,3kw.Como é feito o cálculo da cobrança?
O cálculo ocorre pela multiplicação entre os valores de consumo e produção.
O consumo instantâneo acontece quando a energia é utilizada no momento em que é gerada, e o excedente segue para a distribuidora.



