fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Conheça 7 mitos sobre a energia solar fotovoltaica

A geração solar já representa 1,8% da matriz elétrica brasileira. Embora um crescimento expressivo, ainda surgem dúvidas a respeito do funcionamento do sistema. Por isso, resolvemos listar os 7 principais mitos que impedem algumas pessoas de usufruir dos maiores benefícios da energia que vem do sol.

17/05/2021

Alba

A Energia Solar é a fonte sustentável que vem se tornando cada vez mais presente na sociedade. De acordo com a ABSOLAR, a capacidade instalada de geração de energia fotovoltaica atingiu a marca de 8,8 GW nos primeiros quatro meses de 2021.

A geração solar já representa 1,8% da matriz elétrica brasileira. Embora um crescimento expressivo, ainda surgem dúvidas a respeito do funcionamento do sistema.

Por isso, resolvemos listar os 7 principais mitos que impedem algumas pessoas de usufruir dos maiores benefícios da energia que vem do sol. Acompanhe!

1 – “A energia Solar funciona somente em climas muito quentes”

A Energia Solar funciona por meio da irradiação solar e não pelo calor gerado pelo sol, ou seja, é preciso captar a luz solar para gerar energia elétrica e o Brasil é um dos países que mais recebe irradiação solar durante o ano todo.

Em locais que recebem mais luz do sol, o sistema poderá ter um melhor desempenho de geração, mas os painéis fotovoltaicos funcionam plenamente seja qual for o clima local, desde que haja o mínimo de incidência solar.

2 – “As placas solares não funcionam em dias nublados”

O sistema fotovoltaico não funciona somente à noite porque não há incidência solar. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, existe a captação da luz do sol, só que em menor quantidade.

Os painéis fotovoltaicos têm potencial para gerar muito mais energia do que é consumida no imóvel. Dessa maneira, toda a energia que foi gerada e não foi consumida é depositada na rede distribuidora local.

Em momentos de tempo extremamente fechado, em que há pouca luz do sol, o imóvel é abastecido pela energia excedente. Então, o consumidor nunca ficará desabastecido porque um dia ensolarado compensa inteiramente os dias chuvosos ou nublados.

3 – “As placas fotovoltaicas são frágeis e podem se quebrar facilmente”

O painel fotovoltaico tem durabilidade mínima de 25 anos. Dependendo da empresa instaladora e da qualidade dos equipamentos utilizados, a vida útil do sistema pode ultrapassar os 30 anos.

Cada placa é revestida com uma camada muito resistente de vidro temperado, que protege o sistema contra qualquer ação do tempo, inclusive chuvas de granizo. Então, não são frágeis como muitos podem pensar.

4 – “A Energia Solar requer muita manutenção e gastos excessivos”

Se tem uma coisa que você não precisará mais se preocupar é com a manutenção frequente do painel fotovoltaico. Isso porque o sistema não possui partes móveis e complexas que exigem manutenção ou reparos constantemente.

A única indicação é que haja uma limpeza nos painéis de seis em seis meses. A sujeira acumulada pode causar a perda de até 30% do desempenho da geração de energia. Por isso, mantê-los limpos é fundamental para garantir eficiência energética o ano todo.

5 – “Precisarei desocupar muito espaço para a instalação da Energia Solar”

Outra preocupação que não é necessária. O painel fotovoltaico requer pouco espaço para a sua instalação. Geralmente, o sistema é instalado no telhado dos imóveis ou barracões, o que não interfere em nada no espaço útil do terreno.

Em casos de instalação em áreas rurais ou de agronegócio, é possível instalar em um terreno vazio. Ainda assim não inutiliza o solo fértil. Existem casos de proprietários que aproveitam a área abaixo da instalação dos painéis para plantações rasteiras.

6 – “Não vale a pena instalar Energia Solar em imóvel alugado”

Da mesma forma que o sistema é de rápida instalação, o equipamento pode ser removido e transferido para qualquer outro local facilmente.

A única preocupação é a respeito do dimensionamento do próximo imóvel. Justamente por isso que é necessário que todo o processo seja realizado por uma equipe profissional para garantir que o sistema tenha a mesma eficiência.

7 – “O painel solar é muito caro”

Estudos realizados em 2020 pelo Portal Solar comprovam que o custo de aquisição de um Sistema Fotovoltaico caiu 90% nos últimos nove anos. Atualmente está muito mais acessível gerar a sua própria energia.

Além disso, é uma fonte considerada mais barata do que fontes como o carvão e nuclear. Outro fato que quebra esse mito é que não existe custos com matéria-prima de produção, já que a luz do sol é gratuita.

Vale ressaltar que você pode encontrar mais de 10 linhas de financiamento de Energia Solar e, em alguns casos, pode financiar 100% do projeto.

E você, tinha essas dúvidas também? Aproveite para compartilhar esse conteúdo e ajudar outras pessoas. Vamos promover a energia 100% limpa e desmistificar o uso da Energia Fotovoltaica!

           


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa