Nos últimos anos as tecnologias fotovoltaicas cresceram exponencialmente. Entretanto, desde 2010 os custos de instalação de sistemas solares caíram drasticamente, o que possibilitou a muitos agricultores usufruírem dos benefícios da energia solar na agropecuária.
A estimativa é que em até 2040, a energia solar represente mais de 32% da matriz energética, segundo a Ambiente Energia. Futuramente, em 2050, a expectativa é que cerca de 40% da capacidade mundial de energia elétrica instalada seja proveniente da energia solar.
Na agropecuária, as perspectivas estão cada vez melhores. Conheça a seguir 5 benefícios da energia solar e comprove!
1 – Redução de custos e economia
A partir do momento em que o agricultor investe em um sistema de energia solar fotovoltaica, pode contar com maior autonomia energética, além da redução de custos com a conta de energia elétrica.
Uma das maiores vantagens do uso dos sistemas solares on-grid é a possibilidade de acumular créditos de energia excedente (com validade de até 5 anos) que posteriormente podem ser abatidos da conta de luz do mês subsequente.
Com isso, é possível reduzir a conta de luz em até 95%.
2 – Auxilia na transformação tecnológica da agricultura moderna
No agronegócio moderno a utilização de aparelhagem de tecnologia avançada é crucial para o bom desenvolvimento das atividades agronômicas. Dessa forma, aliando com a tecnologia dos painéis solares, o produtor conta com grande economia na automação e na otimização dos processos produtivos.
3 – Redução de custos com sistemas de irrigação
Uma das maiores fontes de custos que utilizam a energia elétrica é o sistema de irrigação, além de apresentar altos custos de manutenção. Por isso, os produtores rurais veem vantagem e eficiência em adotar um sistema de irrigação que utilizam a energia solar como fonte de energia.
4 – Dessalinização movida à energia solar
Todo agronegócio precisa de poços artesianos para irrigação do plantio. Mais uma vez, o uso da energia solar pode garantir grande economia no processo de dessalinização, uma vez que utiliza equipamentos tecnológicos de última geração.
5 – Otimiza a produção leiteira
Muitos produtores leiteiros sofrem com quedas de energia elétrica durante a produção de leite. Os prejuízos são imensuráveis. Em 2017, por exemplo, um produtor rural perdeu 1.500 litros de leite por conta de falta de energia elétrica para a refrigeração adequada.
A falta de energia elétrica na produção leiteira implica em não ordenhar as vacas e se isso acontece diminui drasticamente a produção de leite. Além disso, não ordenhar pode acarretar doenças para a criação, como a mastite.
Ao suprir o funcionamento de ordenhadeiras e tanques de resfriamento com a energia solar muitos desses e outros problemas da produção leiteira são eliminados.
Inúmeras propriedades rurais já estão utilizando o sistema fotovoltaico para a geração de energia própria. Um sistema de energia limpa e renovável que não prejudica a natureza e só traz benefícios ao produtor. Para mais informações, fale com um de nossos especialistas. Entre em contato agora mesmo e invista na energia solar fotovoltaica!
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…
22 de janeiro de 2026
Como a energia solar impulsiona o agronegócio no verão
Energia solar no agronegócio durante o verão garante eficiência na irrigação,…




