A Energia Solar surgiu com o descobrimento do efeito fotovoltaico, em 1839, e passou por avanços ao longo dos anos com a contribuição dos estudiosos.
01/04/2022
Alba
Que a energia solar é uma tecnologia bastante benéfica à sociedade e ao meio ambiente, nós já sabemos. Mas, você já parou para refletir como surgiu essa fonte de energia tão promissora?
Claro que, quando pensamos em energia solar, relacionamos esse tema diretamente com o surgimento do Sol, há bilhões de anos. E em relação à energia solar fotovoltaica em si? Neste artigo, vamos entender mais a fundo como ocorreu esse processo de surgimento. Acompanhe!
O efeito fotovoltaico, ou seja, a transformação da energia solar em eletricidade, foi descoberto em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, enquanto ele fazia experimentos com uma bateria composta por eletrodos de platina e cobre oxidado imersa em solução ácida.
Contudo, foi somente em 1883 que a primeira célula fotovoltaica em estado sólido foi desenvolvida por Charles Fritts, a partir do revestimento de um material semicondutor, no caso o selênio, com uma fina camada de ouro, mas que apresentava uma eficiência de apenas 1%.
Os anos continuaram passando e os experimentos na área não pararam. E por isso, em 1905, Albert Einstein aprimorou os conceitos desenvolvidos por Heinrich Hertz, em 1887, e propôs uma nova teoria quântica da luz, descobrindo o efeito fotoelétrico.
Esse efeito pode ser explicado, basicamente, como a emissão de elétrons por materiais metálicos, quando iluminados por ondas eletromagnéticas de frequências específicas, como é o caso da ultravioleta.
Em 1921, Einstein conseguiu o Prêmio Nobel de Física com sua descoberta, pois, a partir dela, foi possível a concretização da energia solar como uma fonte real de produção de energia limpa.
Com mais alguns anos adiante e com a contribuição de diversos outros físicos e estudiosos da área, em 1954, o químico Calvin Fuller foi o responsável pela criação de um processo conhecido como dopagem do silício – adição de elementos químicos ao material semicondutor – entendido com um marco para o início da era moderna na história da energia solar.
Nesse mesmo ano, o cientista Russell Shoemaker Ohl desenvolveu a “célula solar moderna” ou também chamada de “célula fotovoltaico comercial” e que foi lançada em 25 de abril de 1954 pelo Laboratório Bell.
Em 1958, o primeiro painel solar foi desenvolvido e utilizado pela primeira vez como uma fonte alternativa ao ser anexado no satélite Vanguard. A partir daí, os painéis fotovoltaicos passaram a ser utilizados nos mais diversos empreendimentos, embarcações e construções.
Com o passar dos anos, os avanços tecnológicos possibilitaram inúmeras melhorias, até chegar no sistema de energia solar que conhecemos hoje, com toda a sua eficiência, segurança e benefícios.
O sistema fotovoltaico tem conquistado a todos por todas as suas vantagens ambientais e econômicas. O que você acha de descobrir ainda mais sobre esse universo solar? Acesse nosso blog e confira outros artigos com dicas, notícias e curiosidades sobre esse setor tão rico.
Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia, e ficar por dentro dos principais acontecimentos que envolvem a energia solar.
Saiba mais sobre
energia solar