O projeto de um sistema fotovoltaico precisa passar por alguns passos na concessionária para ser aprovado. Hoje você irá conhecer como funciona este processo.
18/11/2022
Alba
Se você já decidiu que quer instalar energia solar na sua empresa, esse é um ótimo começo para mostrar que o seu negócio está dando um passo para um futuro mais econômico. Juntos, fazemos parte de uma das principais matrizes energéticas do Brasil e no artigo de hoje, você verá como um projeto fotovoltaico é aprovado na concessionária e também todos os passos para isso acontecer.
A homologação nada mais é do que uma fiscalização que a distribuidora precisa realizar para supervisionar a instalação de acordo com todas as normas de segurança.
A concessionária exige alguns documentos entregues para dar sequência neste processo de homologação, tanto para pessoa física como para jurídica. Para saber exatamente quais são esses documentos, acesse o site da sua concessionária, seja a CEMIG ou outra, e depois retorne para dar sequência ao texto.
Assim que solicitado, a concessionária leva um prazo de 15 dias para analisar toda a parte técnica da estrutura que irá receber a instalação de um sistema fotovoltaico, ou seja, o imóvel do seu negócio. Assim que analisado, você ganha uma autorização para dar sequência à instalação.
Ao contrário do que muitos pensam, a instalação desta fonte é rápida e prática, então pode ser instalada em horário comercial, sem interromper o trabalho de todos, visto que, o tempo para realizar o serviço não é prolongado. É importante lembrar neste tópico que a instalação depende da sua escolha, por isso a Alba Energia tem as melhores opções de projeto para te ajudar.
Vistoria
Em até 7 dias úteis do dia da instalação do seu sistema, uma equipe técnica da própria concessionária irá até ao local (mediante a um pedido do solicitante) para averiguar alguns pontos-chave da instalação, como, por exemplo, a conexão e o acesso.
Este passo pode ser ou não o seu caso, tudo dependerá do resultado da vistoria no passo anterior. Após a vistoria, a concessionária entregará um relatório em até 5 dias com algumas pendências para corrigir da instalação do seu sistema.
Quando tudo for corrigido (se for seu caso) e atestado, a concessionária irá trocar seu relógio medidor por um bidirecional e você receberá um aval para começar a usar e gerar energia solar no seu negócio.
Cada etapa aqui citada depende de outras partes para se concretizarem, mas no geral este processo de aprovação leva em torno de 1 mês. Então, conte com a Alba Energia Solar para te dar toda atenção e informações a respeito do seu sistema e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @albaenergia e acompanhar todos os conteúdos por aqui também.
Saiba mais sobre
energia solar