fbpx
Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Aumento da tarifa de energia para 2024

O reajuste na tarifa de energia é um tema que preocupa os consumidores, pois pode impactar no orçamento. É importante acompanhar as notícias sobre o assunto para saber como será o impacto na sua região. 

08/12/2023

Alba Energia Solar

Segundo previsões feitas pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a expectativa é de um aumento médio em todo o Brasil de 6,58% no ano de 2024. No entanto, esse aumento pode chegar a 10,41%. Os mais de 10% dependem de discussões jurídicas sobre créditos de impostos que têm sido usados para atenuar os reajustes. Esse é um valor acima da inflação prevista para este ano, de 4,53%, e para 2024, de 3,91%.

Alteração da tarifa de energia 

A Aneel já havia divulgado, em março de 2023, que autorizou o reajuste da tarifa de energia, em até 12,67% em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Em abril do mesmo ano, adicionou os estados da Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte à lista. Entretanto, recentemente, a autarquia anunciou o reajuste da tarifa de energia para outros quatro estados: Acre, Amapá, Piauí e Rondônia. 

 

De acordo com pesquisas realizadas pela InfoMoney, estima-se que cerca de 2,6 milhões de unidades consumidoras sejam impactadas com essa alteração no ano de 2024. Isso, levando em consideração que o aumento pode chegar em até 44%. 

 

Leia também: Como analisar o gasto de energia do seu negócio

Ajuste da tarifa de energia em cada região

Os reajustes nas tarifas de energia variam conforme a distribuidora que atende cada região. Eles dependem, entre outros fatores, do uso dos créditos energéticos, que são gerados por consumidores que produzem sua própria energia, como por meio de painéis solares.

Em alguns estados, como Minas Gerais, os créditos energéticos já foram integralmente utilizados. Por isso, a projeção é que os mineiros tenham aumento de 15% na tarifa da Cemig em qualquer cenário.

Esses números chamam atenção porque os reservatórios das hidrelétricas atingiram o maior volume dos últimos 14 anos, desde 2009, até novembro de 2023. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no subsistema do Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o percentual de armazenamento chegou a 64% no dia 30 de novembro. No subsistema Sul, está em 94%, enquanto no Nordeste, está em 53,89%, e no Norte, 48,88%.

A explicação para o aumento nos reajustes é que as distribuidoras estão repassando aos consumidores os custos da geração de energia, que estão mais elevados. Isso ocorre por diversos fatores, como a alta dos preços do petróleo e do gás natural, que são usados para gerar energia térmica. Além disso, as distribuidoras também estão investindo em melhorias na rede elétrica, o que também impacta no custo da energia.

Na Enel, em São Paulo, a conta pode subir em 2024 de 9% a 12%, dependendo dessa decisão judicial.

banner hortitec

Soluções para evitar o aumento na conta de luz

Uma das soluções possíveis para evitar um aumento significativo na conta de luz é investir em energia renovável, como a luz solar. O uso de placas solares reduz em até 99% o valor da conta de luz, e pode ser bastante útil em propriedades rurais, comércios e indústrias, que estão conectados à distribuidora e podem ser muito impactados com o aumento da tarifa de energia.

 

Se você deseja economizar até 99% da conta de luz do seu comércio, indústria ou propriedade rural, faça um orçamento gratuito com a Alba Energia Solar, empresa pioneira e referência em Energia Solar no Sul de Minas e no Interior de SP. Com 12 anos de experiência no setor fotovoltaico, ultrapassamos 1500 projetos instalados em mais de 157 cidades. Siga-nos nas redes sociais @albaenergia para ficar por dentro de todas as novidades!


Posts relacionados

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Iniciar Conversa