A energia solar pode reduzir em até 99% a sua conta de energia. Uma solução de energia elétrica que não é só renovável como também sustentável.
E o processo de instalação desses painéis é de grande importância para o sucesso da sua escolha. Afinal, exceto se você for um técnico que entende do assunto ou um engenheiro já experiente, não é indicado de forma alguma tentar fazer a instalação sozinho.
Uma das dúvidas mais recorrentes durante esse processo é sobre a quantidade de painéis que devem ser instalados, para atender toda a necessidade do espaço. E é isso que você vai descobrir neste texto.
O que é placa solar fotovoltaica?
As placas são os equipamentos responsáveis em transformar a luz do sol, que temos em abundância no país, em energia elétrica. Ou seja, ele é o conversor direto da luz que vem do céu e se transforma em força elétrica.
E esse investimento além de sustentável é muito inteligente, afinal, você pode reduzir uma grande porcentagem na sua conta de luz e sentir uma diferença no seu orçamento, no fim do mês.
Como funcionam essas placas?
Para saber quantas placas serão necessárias no seu agronegócio, comércio ou residência, é preciso saber primeiramente como elas funcionam. Como falamos anteriormente, a placa é composta por células fotovoltaicas, produzidas a partir de materiais semicondutores, como o exemplo do silício, que absorvem então a luz do sol e a transforma em energia elétrica a partir do efeito nomeado como fotovoltaico.
Desta forma, a placa solar começa o seu funcionamento assim que os fótons chegam até as células fotovoltaicas e fazem com que alguns elétrons que circulam em volta dos átomos se separem e mudem para a parte da célula de silício, afinal, é neste local que possui uma ausência de elétrons e a partir disso cria-se uma corrente elétrica, nomeada como energia solar fotovoltaica.
Afinal, como saber quantas placas serão necessárias na minha casa ou empresa?
Para determinar a quantidade ideal de quantas placas solares devem ser instaladas na sua casa ou no seu estabelecimento é preciso considerar a região em que elas serão colocadas, ou seja, se é uma área com maior ou menor exposição ao sol e ainda, a demanda do local.
Para instalações em telhados, calculamos a quantidade de placas necessárias dividindo o valor médio de kW indicado na fatura mensal pela geração do módulo que, no caso da Alba, é 58. Veja um exemplo prático abaixo:
Se a empresa consome, em média, 2.000 kW, dividimos esse valor por 58, chegando a 34 e arredondando para 35 painéis. Vale lembrar que essa quantidade pode variar conforme a região, a instalação das placas e a incidência solar.
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse e ficar sempre informado? Siga as nossas redes sociais @albaenergia e ative as notificações. E não se esqueça que se você quiser saber mais sobre nossos serviços, pode falar com nosso especialista e solicitar um orçamento.



