Você já ouviu falar em inversor solar híbrido? De maneira simples, trata-se de um equipamento desenvolvido para trabalhar simultaneamente entre sistemas on e off-grid.
Por ser constituído por dois tipos de inversores, o inversor híbrido solar funciona de modo conectado à rede, como um inversor interativo, e conectado diretamente às cargas, como um inversor autônomo, também. Sendo assim, ambos inversores são alimentados pelo banco de armazenamento, atuando separadamente, enquanto um dos tipos estiver desconectado.
Vantagens e desvantagens do inversor híbrido
Como a leitura já sugeriu, existem diversas vantagens em optar por um sistema solar híbrido, principalmente quando se trata da sua funcionalidade dupla. Assim, a energia limpa e renovável nunca será um problema e as chances de faltar energia são bem pequenas.
Mas, como nada é 100% perfeito, existem algumas desvantagens a serem consideradas também, como um custo maior de investimento em relação aos inversores de um sistema on grid e híbrido, sua instalação mais complexa e a necessidade de um espaço um pouco maior, por conta da bateria.
A seguir, preparamos os principais pontos positivos e negativos que devem ser analisados a respeito do inversor solar híbrido:
Principais Vantagens
- Permite armazenar energia solar para ser usada durante a noite.
- Reduz a fatura de eletricidade, pois consome a energia das baterias quando mais se necessita de energia (durante a noite).
- Está sempre disponível caso haja um apagão na rede.
- Permite que tenha uma independência energética.
- Reduz o consumo de eletricidade vinda da rede tradicional.
Principais Desvantagens
- Como dissemos em momentos anteriores, este modelo requer um maior custo de investimento, quando comparado aos sistemas solares fotovoltaicos tradicionais. Muito devido ao elevado custo das baterias.
- A instalação é mais complexa, necessitando assim de mais espaço (mais uma vez devido às baterias).
- As baterias têm um prazo de vida entre 7 a 15 anos.
Em suma, o inversor continua apresentando sua mesma função de transformar a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), tornando possível a utilização da energia elétrica nos equipamentos do imóvel.
Para saber mais sobre o funcionamento, especificações, dicas e cuidados a respeito dos inversores, você pode conferir o artigo disponível em nosso blog sobre esse assunto.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos especialistas e descubra como garantir o melhor da energia solar!
Aproveite ainda para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia, e ficar por dentro das principais notícias do setor solar no Brasil.
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…



