Em linhas gerais esses são os critérios necessários para medir os impactos sociais e ambientais de um investimento em uma empresa.
Vamos entender mais sobre esse tema e qual a sua importância para as empresas nos dias de hoje. Confira!
O que é ESG?
A sigla ESG surgiu oficialmente em 2005, no relatório Who Cares Wins, traduzido para o português como “ganha quem se importa”, a partir do resultado de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
A expressão é usada para indicar como e em que medida a empresa busca reduzir impactos ambientais, adotando práticas de gestão mais responsáveis e sustentáveis.
- A letra “E” (Environmental) está relacionada às atitudes da empresa e seus impactos na natureza, ou seja, práticas que estejam ligadas à poluição do ar e da água, ao aquecimento global, à emissão de carbono na atmosfera, ao desmatamento, entre outros.
- A letra “S” (Social) diz respeito a como a empresa lida com as pessoas que estão envolvidas nela, assim como a comunidade presente em suas proximidades.
- A Letra “G” (Governance) se relaciona com a administração de um determinado negócio e a sua conduta corporativa.
Importância do ESG
A grande relevância do ESG está no fato de que ele colocou as questões de sustentabilidade em destaque, integrando-as às estratégias financeiras das empresas.
Os investidores passaram a pressionar as empresas por práticas alinhadas ao ESG, já que a ausência de responsabilidade ambiental é vista como um risco ao sistema financeiro global, em um cenário de crescente atenção à sustentabilidade.
Outro ponto importante é que o ESG impacta diretamente a forma como o mercado percebe uma empresa, independentemente de seus resultados financeiros. Assim, a adoção de práticas ESG amplia a atenção de consumidores e da sociedade, além de fortalecer a imagem da empresa diante de novos investidores.
Além disso, o movimento de ESG cresce em ritmo acelerado no Brasil e, segundo informações divulgadas pela revista Forbes, 85% das empresas brasileiras elaboram relatórios de sustentabilidade e performance ESG, fazendo com que essa prática se torne bastante comum no meio corporativo.
Em suma, as práticas do ESG trazem oportunidades para as empresas, além de reduzirem riscos e gerarem valor ao negócio a longo prazo.
E você, já sabia sobre o ESG?
Continue nos acompanhando para entender mais sobre os assuntos importantes relacionados ao desenvolvimento sustentável e às práticas que mais beneficiam as empresas.



