No dia 8 de novembro de 2021, a Caixa Econômica Federal passou a oferecer financiamento de até 100%, de acordo com a capacidade do cliente, para projetos residenciais de energia solar.
A linha de financiamento chamada Caixa Energia Renovável chegará em breve com taxas a partir de 1,17% ao mês, com pagamento em até 60 meses e carência de até 6 meses para o pagamento da primeira parcela.
Impacto dessa notícia
Atualmente, o país enfrenta uma grave crise hídrica, que compromete o desempenho das hidrelétricas e leva ao uso das termelétricas, fontes mais poluentes e com custo mais elevado.
Como consequência, os brasileiros enfrentam aumentos na conta de luz e constantes oscilações nas bandeiras tarifárias. O último aumento na bandeira anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi a bandeira “escassez hídrica”, com custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, e você pode entender mais sobre ela aqui.
Com isso, a linha de financiamento Caixa Energia Renovável surge como uma alternativa vantajosa para fugir dos aumentos na conta de luz e economizar até 99% na energia elétrica.
Por que Energia Solar?
Além de reduzir custos, a energia fotovoltaica contribui para o desenvolvimento sustentável, por ser uma fonte 100% limpa e inesgotável.
Neste contexto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, gravou um vídeo para ser divulgado na Confederação das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) para expor a importância da preservação do meio ambiente e como ela está relacionada com a inclusão social e econômica, o que só corrobora com o financiamento para energia solar anunciado pelo banco.
Da mesma forma, surgem novos lançamentos de linhas de crédito voltadas para energias renováveis.
A Caixa Econômica Federal lançou a linha MPE Ecoeficiência para pessoas jurídicas e o Programa Sustentabilidade CAIXA voltado ao agronegócio, com duas modalidades de financiamento.
- ABC (Agricultura de Baixo Carbono) com foco nos agricultores;
- Inovagro (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária do Governo Federal) para incentivar a produção a partir de novos maquinários.
E você, o que acha de começar a produzir a sua própria energia solar? A Alba Energia Solar é especialista no assunto e atua no mercado fotovoltaico há 11 anos. Estamos prontos para oferecer o melhor da energia solar!
Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como podemos ajudar!
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…
22 de janeiro de 2026
Como a energia solar impulsiona o agronegócio no verão
Energia solar no agronegócio durante o verão garante eficiência na irrigação,…



