Assim como toda inovação de mercado, a Energia Solar está em constante expansão e adaptação. Desde o seu surgimento, foi considerada um dos melhores investimentos com retorno garantido.
Entre as principais dúvidas dos brasileiros, a manutenção das placas solares ganha atenção. Por isso, resolvemos reunir os principais tópicos a respeito desse assunto. Acompanhe!
Os painéis solares perdem eficiência com a sujeira
Poluição e até mesmo pequenas folhas podem atrapalhar a captação de luz solar pelas células solares. Quanto mais sujo estiver o painel, menos energia vai produzir.
Dessa forma, o impacto na geração de energia pode chegar até 25% a menos. Vale ressaltar que, em casos extremos como em locais onde não há incidência de chuvas periódicas, a perda da eficiência dos módulos pode chegar até 30%.
A chuva, os ventos fortes e a limpeza manual frequente diminuem significativamente o impacto do acúmulo de sujeira.
Outro fator que pode ajudar a manter os módulos mais limpos é ajustar a inclinação da estrutura. Um ângulo de inclinação de pelo menos 10 graus normalmente é suficiente.
Além disso, é ideal a contratação de um pacote de serviço de manutenção periódica de lavagem dos painéis para garantir total eficiência e performance.
Em regiões de clima tropical úmido ou em imóveis localizados em áreas elevadas e com grande incidência de vento, a equipe deve realizar a limpeza ao menos uma vez por ano.
Qual é a frequência ideal de limpeza das placas?
O período de limpeza deve ser estudado de acordo com o comportamento climático do local de instalação. Como vimos, em locais de baixa incidência de chuvas ou zona rural, que apresenta maior acúmulo de poeira, o ideal é que haja manutenção de 6 em 6 meses.
Já em locais de clima tropical úmido ou quando o imóvel está situado em áreas mais altas, que recebem bastante vento, recomenda-se realizar a limpeza pelo menos uma vez ao ano.
Quais são os equipamentos utilizados para a limpeza e manutenção?
Antes de tudo, por questões de segurança, recomendamos que o proprietário não realize a manutenção por conta própria. Além de acidentes graves, danos ao sistema podem ser causados. Nesse caso, é prejuízo na certa!
Os técnicos responsáveis pela manutenção e limpeza dos módulos utilizam uma escova bem macia para remover toda a poeira e sujeiras. Em seguida, é realizada a lavagem cautelosa das placas solares.
Todo o equipamento possui extensão adequada para que o técnico consiga limpar as placas de forma eficiente e entregar o sistema em perfeitas condições para você.
Qual é o custo da manutenção do painel fotovoltaico?
Quando falamos em um Sistema Fotovoltaico, vale ressaltar que a manutenção não deve ser considerada uma preocupação, tendo em vista que todo equipamento tem garantia de vida útil de no mínimo 25 anos.
Estima-se que, em média, os consumidores poderão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções de limpeza anuais.
De fato, é um valor inexpressivo, se levarmos em conta toda a economia gerada na fatura da conta de luz todos os meses. O importante é monitorar o desempenho do sistema para garantir total eficiência energética.
É muito raro, mas ainda pode acontecer, de painéis apresentarem algum defeito físico por erro de fabricação ou por outros fatores. Por isso, é essencial escolher muito bem a empresa para realizar o projeto e a execução da instalação do seu sistema fotovoltaico.
Agora você já sabe tudo sobre a manutenção da Energia Solar. Aproveite para compartilhar esses conhecimentos e ajudar outras pessoas.
Acompanhe as nossas redes sociais!
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…


