O Brasil é um excelente mercado para o setor energético, pois possui alta radiação solar. Dessa maneira a energia solar fotovoltaica vem ganhando espaço na vida dos brasileiros, que estão em busca de economia e mais qualidade de vida.
Quando você escolhe gerar a sua própria energia, existem dois tipos de sistema fotovoltaico: o on-grid, que é conectado à rede, e o off-grid que é isolado da rede. Hoje explicaremos detalhadamente como funcionam os sistemas isolados, então continue a leitura para saber mais.
Sistema fotovoltaico off-grid
Os sistemas isolados são caracterizados por não serem conectados à rede elétrica, ou seja, o sistema se sustenta através da utilização de baterias. A energia produzida é armazenada em baterias que garantem o funcionamento do sistema mesmo de noite ou em períodos que há pouca radiação solar.
Durante o dia, em momentos que a produção de energia supera o consumo, este excesso é enviado ao banco de baterias para que a noite, ou em ocasiões que a demanda é maior do que a produção, a energia possa ser utilizada para abastecer a unidade consumidora.
Vantagens do sistema off-grid
As principais vantagens do sistema off-grid estão ligadas ao fato dele não estar conectado à rede da concessionária. Este fator permite a isenção de diversas cobranças realizadas pela distribuidora de energia. Confira mais algumas vantagens em se ter um sistema isolado:
- Você não precisa pagar as bandeiras tarifárias. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
- Não precisa pagar a taxa de iluminação pública. A iluminação pública é cobrada de todos e pode variar segundo a localização de seu imóvel, área ocupada e consumo médio de energia elétrica.
- Pode ser utilizado em localizações mais remotas, onde há dificuldade de se obter energia elétrica. Existem pesquisas e projetos para a instalação deste tipo de energia fotovoltaica em aldeias indígenas, possibilitando o acesso dessas comunidades à energia elétrica.
Desvantagens do sistema off-grid
Como necessitam de um banco de baterias, o custo de aquisição é bem maior do que o on-grid. Além do investimento inicial, precisa estar atento à manutenção e troca de equipamentos, pois baterias são dispositivos delicados e perdem a capacidade de armazenagem rapidamente ao longo do tempo.
Também apresentam uma menor eficiência energética e o uso das baterias pode prejudicar o meio ambiente, não sendo tão sustentável assim como o sistema on-grid. Se decidir optar por esse tipo de sistema, precisa analisar o investimento e avaliar os custos de reposições de peças, que podem variar de acordo com as especificações.
Devido ao fato de as baterias serem a única fonte alternativa de energia para momentos ausentes de luz solar, é preciso dimensioná-las levando em conta as características climáticas do local e a demanda de energia sobre o sistema. Ou seja, o cálculo do projeto precisa ser bem feito para não ficar sem energia.
Os Sistemas off-grid de grande porte são indicados para aqueles clientes com altas demandas energéticas, bem como para aqueles consumidores de pequeno porte, que também estão situados em localizações de difícil acesso à rede.
A Alba Energia, empresa que está no mercado solar há mais de 10 anos é especialistas em sistemas on-grid, pois como pode ver é ideal para economizar até 99% e ter uma eficiência energética completa sem agredir a natureza.
O que acha de fazer agora uma simulação gratuita e começar a gerar a sua própria energia?
A Alba tem a solução perfeita para você! Fale com um de nossos consultores e saiba mais!
Outros Posts
22 de janeiro de 2026
Como a energia solar impulsiona o agronegócio no verão
Energia solar no agronegócio durante o verão garante eficiência na irrigação,…



