Regulamentação da Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a responsável por regular tudo o que diz respeito ao abastecimento e geração de eletricidade no país. A RN 482/12 da ANEEL estabelece as regras para o sistema de “compensação de energia”. É esta resolução que permite você fazer esta “troca” de energia com a rede elétrica.O que são e como usar os créditos de energia
Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos. O off-grid, que é isolado em relação à rede pública de eletricidade, e o on-grid, que é ligado aos postes de luz. Nos sistemas on-grid, quando falta energia na unidade geradora, é possível comprar eletricidade da rede pública. Quando há excedente de geração, ela é direcionada à rede pública para ser usada por outros consumidores, o que forma os créditos de energia em Kwh para a unidade geradora daquele excedente. Apenas os usuários cativos (consumidores cativos são todos aqueles que compram a sua energia diretamente da distribuidora) podem participar do sistema de compensação de créditos de energia. Os consumidores livres são aqueles que fazem a compra de sua energia diretamente de outros geradores sem passar pela distribuidora, em uma negociação que não gera créditos de energia. Para começar a participar do sistema de compensação de créditos, sua unidade precisa se registrar formalmente junto à distribuidora.As distribuidoras disponibilizam formulários que o consumidor preenche e entrega. Após isso, em 15 a 30 dias, ele recebe o parecer técnico com os requisitos e exigências do sistema. Após as alterações, a equipe realiza a vistoria, instala o medidor e, em até 7 dias, sua unidade passa a gerar créditos de energia.
Durante o dia, sua unidade injeta a energia gerada na rede pública, pois a demanda é menor. Durante a noite, seu imóvel irá utilizar energia dos postes. Ao fim do mês, o relógio irá aferir se seu estabelecimento mais consumiu ou mais gerou energia. Se o consumo for maior, você paga apenas a diferença na conta de luz. Já quando a geração é maior, a unidade recebe créditos de energia em kWh, evitando a variação de valores em dinheiro causada pela inflação e outros custos.
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…
22 de janeiro de 2026
Como a energia solar impulsiona o agronegócio no verão
Energia solar no agronegócio durante o verão garante eficiência na irrigação,…



